quinta-feira, 17 de março de 2011

risoto de berinjela e abóbrinhas recheadas com ricota defumada

Fiz este jantarzinho dia desses e ficou uma delícia. Foi tudo na base do "olhometro" mas, como uma moça me pediu a receita, acabei escrevendo.

Risoto de berinjela

-duas berinjelas médias em cubinhos
-dois tomates em cubos sem semente
-uma cebola
-uma folha de louro
-um raminho de salsa ou manjericão (o que preferir)
-dois copos americanos de arroz
-4 copos de água
-um pouco de açafrão e mostarda moída (opcional)

Refogue as berinjelas, os tomates, a cebola com um pouco de azeite. Acrescente o arroz lavado, o sal, a água. Coloque a folha de louro o ramo de salsa ou manjericão inteiro e os demais temperos. Deixe cozinhar até quase secar toda água (deixar um pouco úmido). Pode acrescentar queijo minas ralado se quiser na hora de servir.

Abobrinhas recheadas com ricota defumada

-duas abobrinhas
-dois dentes de alho
-azeite
-um pedaço de ricota defumada (mais ou menos umas 150 g a 200 g)
-salsinha e outras ervas a gosto (usei ervas finas)
-meia xícara de extrato de tomate (aquele básico, sem sal)

Retire o miolo das abobrinhas e pique. Fritar dois dentes de alho no azeite, refogar o miolo de abobrinha picado, acrescentar a ricota defumada já passada no processador. Colocar o extrato de tomate, a salsa e as demais ervas. Misturar bem e desligar. Rechear as abobrinhas, polvilhar um pouco de queijo ralado por cima, levar ao forno em forma untada até dourar.

ps. não coloquei sal pois a ricota defumada já é temperada e apimentada. Se não gostar de pimenta, usar a ricota normal só que aí coloca-se sal.

dica: você pode usar tomates pelados daqueles de latinha no arroz e o caldinho que vem na latinha já serve para umedecer a ricota.


Bom apetite e se fizer, me conta!

4 comentários:

  1. Oooolha isso aí... Eu não sou mto fã de beringela não, mas o povo lá do Dona Amélia adora, posso levar e servir lá em casa, posso posso?? ;oD

    Xêros amada!!
    Paty

    ResponderExcluir
  2. clarooooo que pode!!!
    fica a vontade viu?
    vou adorar ter minha receita no Dona Amélia!
    beijão e linda semana pra você!

    ResponderExcluir
  3. hahaha....adorei o nome do seu blog!!! É isso aí temos que assumir nossos lados cancerianos. O meu? Assumi que sim, quero me casar de véu e grinalda em um casamento com ares vintage, mais canceriano impossível hehehe
    bjinhos

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus, parece ser DELICIOSO!
    Fiquei com água na boca, adoro risoto! Hahah

    Gostei do seu blog!

    Beijos

    Larissa
    http://www.minhacasaminhacara.com.br

    ResponderExcluir