quinta-feira, 30 de junho de 2011

ervilhas com ovos escalfados, prato gostoso e rápido :)

Se existe um prato que eu adoro e faço rapidinho e todo mundo que passa lá em casa come e gosta, é esse: ervilhas frescas com ovos escalfados e arroz branquinho pra acompanhar. Minha mãe sempre fez esse prato, só que ela colocava bacon. Como sou ovo-lacto-vegetariana, tiro o bacon. Todo mundo na família sempre gostou e vários amigos já pediram a receita. Vira e mexe tô eu ensinando alguém a fazer.
Deixemos de bla bla blá e vejamos se consigo explicar (faço tudo a olho):

Ingredientes:

- 1 pacote de ervilhas frescas congeladas
- 1 punhado de ervilhas tortas (se tiver)
- 1 colher de sopa de extrato de tomate (não obrigatório)
- 4 ovos
- 1 cebola média
- curry, páprica, açafrão
- 2 dentes de alho
- salsinha
- água fervendo
- sal

Refogue a cebola e o alho com um fio de azeite. Coloque as ervilhas tortas e as congeladas já lavadas para retirar o excesso de gelo. Cubra com água fervendo, adicione o extrato de tomate, o curry e os outros temperos a gosto e deixe ferver até as ervilhas ficarem macias. Se necessário vá adicionando mais água quente. Quando as ervilhas estiverem cozidas, faça covinhas e coloque os ovos com cuidado. Costumo quebrar um a um numa tigelinha e colocar sal antes de colocar nas covinhas. Espere cozinhar os ovos, salpique salsinha fresca por cima e desligue o fogo. Servir com arroz branco. Fica simples e delicioso.

Nesta foto, servi com saladinha e arroz integral. E o bolinho que aparece é de batata doce, receita da Claudia do site Menu Vegano. Não sei se está lá, mas é mais ou menos assim:

É só cozinhar a batata-doce no vapor, depois descasca, amassa, mistura com cebola picada, pimenta-do-reino branca, sal, azeite, salsa e uma colher de farinha de aveia. Faz as bolinhas, passa no gergelim e leva para assar numa assadeira anti-aderente (forno baixo).



Esse bolinho da foto, tirei do forno antes da hora, os demais ficaram devidamente corados.

Um comentário:

  1. Eu aprovo as ervilhas! Muito muito bom.... alias a receita de batata doce também ficou muito bom!

    ResponderExcluir