sexta-feira, 21 de outubro de 2011

dica de menu vegetariano para o fim de semana

Moqueca de palmito pupunha

Se existe um prato que eu adoro comer e fazer é este: moqueca de palmito pupunha. O cheirinho que se espalha pela casa é uma delícia e o resultado final, nem se fala! Pode ser feito com palmito pupunha in natura ou em conserva (neste caso, diminuir o sal da receita).

Aqui eu peguei uma receita de moqueca tradicional, mas no lugar do peixe, coloquei rodelas grossas de batata e de palmito. Na minha moqueca não pode faltar: pimentão verde, vermelho e amarelo, cebola, tomate, batata, palmito, coentro, azeite de dendê, azeite de oliva e leite de côco.

Montei camadas dos ingredientes vegetais em rodelas, colocando um pouquinho de sal e coentro entre uma camada e outra. Depois reguei tudo com azeite de oliva, um pouco de dendê e leite de côco. Tampei a panela e meia hora depois estava pronta e com um cheiro delicioso! Humm!

Só me falta agora, uma bela panela de cerâmica pra poder levar a moqueca à mesa com o charme que este prato coloridíssimo merece!

Com arroz branquinho fresquinho e uma boa farofa, fica perfeito. Esta farofa eu fiz com manteiga, cenoura ralada, milho verde e salsinha. Ficou bem molhadinha e saborosa.




E para a sobremesa, minha dica é uma boa torta de ricota. Peguei uma receita tradicional e fiz algumas modificações. A receita ficou assim:

Torta de ricota com passas

1 ricota de aprox. 500 gramas
1 lata de leite condensado
3 ovos
400 ml de leite de soja sem sabor
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de sopa de amido de milho
um punhado de passas brancas ou damasco picadinho
2 colheres de sopa de açúcar orgânico

Bater tudo no liquidificador, exceto as uvas passas. Colocar em refratário untado com margarina e salpicar as uvas passas ou a fruta que desejar. Levar ao forno já quente em temperatura média até dourar.



Um ótimo final de semana a todos! ;)

5 comentários:

  1. Ka, eu amo palmito, de todo tipo, mas o pimentão é algo intragável pra mim, mega indigesto, mesmo tirando a pele... ;o(

    ResponderExcluir
  2. Puxa que pena... talvez vc possa fazer a moqueca, colocar um pouco de pimentão só para dar sabor e depois tirá-lo. dica: o amarelo é o menos indigesto de todos!;) beijoo

    ResponderExcluir
  3. Olha, eu não gosto muito de pupunha, mas juro que vou tentar essa! Eu sei que o palmito de açaí está em extinção =(

    ResponderExcluir
  4. Ps.: ADOREIIII suas filhas! Gente, uma mais linda que a outra =~~

    ResponderExcluir
  5. ah eu vi no seu blog que ama palmito... mas ó, tenta com o Pupunha em conserva, ele se parece com o Jussara quando feito em conserva. Já in natura, fica meio durinho...

    são fofas né? ai sou suspeita! =))

    ResponderExcluir