sábado, 31 de dezembro de 2011

pavê de chocolate com conhaque e figos

Apesar de comer poucos doces, tenho que confessar: esse é de repetir a dose sem enjoar! Uma pessoa querida, sempre fazia esse doce no natal, mas como não nos vemos mais nessa data, ela me deu a receita. E foi assim, que fiz de sobremesa no dia 24 de dezembro, esse pavê, que ganhou elogios muito legais como: "quase como Bethoven", "divino", "tesão" e muitos "huuuumms"...

Aqui vai a receita que também é muito boa para sobremesa de ano novo:

1 lata de Creme de Leite 
1 tablete de chocolate meio amargo picado de 200 grs.
1/2 xícara de (chá) licor de cacau
1/2 xicara de (chá) conhaque
1 pacote de biscoito de maizena
1 lata de figo em calda (picado)

Aqueça o creme de leite em banho maria, junte o chocolate picado e mexa até dissolver completamente.
Forre uma forma retangular com papel aluminio (+ ou - 25x 16cm). Misture em uma vasilha o licor com o conhaque e umedeça as bolachas conforme for usando. Coloque uma camada de bolacha, uma de creme e outra de figo e assim sucessivamente. Leve para a geladeira de véspera. Desenforme em uma bandeja, retire o papel alumínio, cubra com o restante do chocolate e decore como quiser.






Minhas observações:

-Não levei para a geladeira de véspera, então deixei cerca de 1 hora no congelador e deu certo.
-Ao invés de papel alumínio usei papel manteiga, pois ele não deixa pedacinhos na hora de desenformar.
-Usei duas barras de chocolate com 130 gramas cada e usei uma lata de creme de leite mais uma caixinha daquelas pequenas pois eu queria mais creme de chocolate. Deixei um pouco do chocolate para decorar.
- Como só tinha conhaque, usei ele com a calda do figo no lugar do licor de cacau. Coloquei a olho, pois não queria que o gosto de bebida desaparecesse e também não queria muito forte, então vai de cada um achar seu ponto. Juro que não é nem um pouco sacrificante provar! 
- Importante: procure deixar uns 30 segundos cada bolacha, ela não pode ficar nem muito seca, nem molhada demais.

 E por falar em chocolate, esta semana assisti um filminho delicioso no cinema, fica a dica pra vocês:


Um feliz 2012 para todos! 


2 comentários:

  1. oi minha frô querida!
    Que 2012 seja um ano de muitas realizações e felicidades pra vocês, viu!
    Também não sou lá muito de comer doces, mas esse pavê me deixou babando de vontade!!! ;oD

    Xerinhos
    Paty

    ResponderExcluir
  2. Toda vez que venho te ver é só pra engordar mais hehe
    O meu pão australiano fica pesado.
    Sobre a casa de passarinho, fiz uma de dois andares pro meu pai, ele colocou no jardim dele e já tem passarinho fazendo ninho. Pra ela ficar impermeável depois de pronta passei três de mão com espaço para a secagem , de verniz marítimo, o que é usado para área externa de imóveis, já tem dois anos que ela esta lá e perfeita.Me conte depois quando fizer a sua. Bjs

    ResponderExcluir