quinta-feira, 17 de março de 2011

risoto de berinjela e abóbrinhas recheadas com ricota defumada

Fiz este jantarzinho dia desses e ficou uma delícia. Foi tudo na base do "olhometro" mas, como uma moça me pediu a receita, acabei escrevendo.

Risoto de berinjela

-duas berinjelas médias em cubinhos
-dois tomates em cubos sem semente
-uma cebola
-uma folha de louro
-um raminho de salsa ou manjericão (o que preferir)
-dois copos americanos de arroz
-4 copos de água
-um pouco de açafrão e mostarda moída (opcional)

Refogue as berinjelas, os tomates, a cebola com um pouco de azeite. Acrescente o arroz lavado, o sal, a água. Coloque a folha de louro o ramo de salsa ou manjericão inteiro e os demais temperos. Deixe cozinhar até quase secar toda água (deixar um pouco úmido). Pode acrescentar queijo minas ralado se quiser na hora de servir.

Abobrinhas recheadas com ricota defumada

-duas abobrinhas
-dois dentes de alho
-azeite
-um pedaço de ricota defumada (mais ou menos umas 150 g a 200 g)
-salsinha e outras ervas a gosto (usei ervas finas)
-meia xícara de extrato de tomate (aquele básico, sem sal)

Retire o miolo das abobrinhas e pique. Fritar dois dentes de alho no azeite, refogar o miolo de abobrinha picado, acrescentar a ricota defumada já passada no processador. Colocar o extrato de tomate, a salsa e as demais ervas. Misturar bem e desligar. Rechear as abobrinhas, polvilhar um pouco de queijo ralado por cima, levar ao forno em forma untada até dourar.

ps. não coloquei sal pois a ricota defumada já é temperada e apimentada. Se não gostar de pimenta, usar a ricota normal só que aí coloca-se sal.

dica: você pode usar tomates pelados daqueles de latinha no arroz e o caldinho que vem na latinha já serve para umedecer a ricota.


Bom apetite e se fizer, me conta!