quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

broa portuguesa de abóbora com passas e nozes

Uma das tradições da minha mãe no natal é fazer essas broas e dividi-las com os seus irmãos. Apesar de não comemorar o natal em si, gosto muito dessa tradição, principalmente a parte da casa cheirando a pão e depois dividir a fornada e dar o pão para quem se gosta. E foi por isso que resolvi adaptar a receita tradicional da D. Rosita para máquina de pão. Essa tarefa não foi nada fácil, já que minha mãe sempre fez "a olho". Mas cheguei nas quantidades certas e quem provou, gostou! ;)

Vamos a receita:

Ingredientes

1/2 kg de farinha de trigo
aprox. 300gr de abóbora (1 prato de sopa cheio de abóbora cozida e amassada)
100 gr de açúcar
1 envelope de fermento biológico seco
1 colher de café de canela
1 colher de chá de erva doce
1 colher de café de sal
passas e nozes a gosto (sugiro usar ao menos três punhados de passas e um de nozes)

Amassar todos os ingredientes por aproximadamente 20 minutos até a massa ficar bem homogênea. As frutas devem ser colocadas quando a massa já estiver quase sovada. Em seguida, deixar crescer por aproximadamente 1 hora (tudo isto pode ser feito na máquina de pão na opção massa).
Formar broas com ajuda das mãos e um pouco de farinha. Pode-se colocar farinha numa tigela redonda, colocar um pouco de massa dentro e dar o formato da broa movimentando a tigela (é assim que a mãe faz).
Levar ao forno pré aquecido e deixar por 30 a 40 minutos, espetar um palito nos 30 minutos pra ter certeza que está assada.
Obs:
- Usar aquela abóbora de doce, a mais molhadinha, pescoçuda.
- Esta receita rende aproximadamente 8 broas e vai muito bem comer quentinha com manteiga e uma xícara de café com um pingo de aguardente.






Dona Rosita.

Um comentário:

  1. frô, eu tinha muita vontade de ter uma MFP, mais como o nosso amigo Simbi é viciado em pão, imagina o estrago? rs
    A sua ficou linda e me parece bem apetitosa mesmo! ;oD

    Xerinhos, mil!
    Paty

    ResponderExcluir