quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

kibe de berinjela assado

Fiz essa receita de kibe de berinjela que estava numa caixinha de amido de milho. O resultado ficou bom, principalmente no dia seguinte, com um molhinho a base de gergelim e tahine que comprei pronto numa lojinha árabe. Mas eu sugiro quem for fazer, colocar mais temperos do que o que consta na receita. Pode-se colocar mais cebola picadinha, mais ervas, pedacinhos de tomate, pimentão, azeitona, o que mandar a criatividade. Eu acho que o trigo usado para kibe tem um sabor meio forte e prefiro mascarar esse sabor com muito tempero. Na verdade essas receitas sempre são carentes de tempero, é importante usar o feeling na hora de cozinhar, seguir a risca, nem sempre dá o resultado esperado. A receita original é essa:


KIBE DE BERINJELA NO FORNO

INGREDIENTES
·  2 xícaras de trigo para quibe
·  4 xícaras de água morna
·  2 berinjelas grandes descascadas cortadas em cubinhos
·  1 cebola grande picada
·  2 cenouras raladas
·  1 colher de sopa de sal
·  6 colheres de sopa de amido de milho
·  Margarina para untar
·  3 colheres de sopa de hortelã fresca picada

MODO DE FAZER:
Coloque o trigo em uma tigela e cubra com a água morna. Deixe de molho por 1 hora. Escorra toda a água e reserve. Em uma panela junte a berinjela com uma xícara de água.Cozinhe em fogo médio até que a berinjela esteja macia e todo o líquido tenha secado (aproximadamente 20 minutos).
Bata no liquidificador a berinjela e a cebola. Passe para uma tigela e junte o a cenoura, o sal, o hortelã, a maizena e o trigo. Misture bem. Acomode a massa na assadeira untada e leve ao forno por 30 minutos.

O meu kibe ficou assim:


4 comentários:

  1. Huuuuuuuuum

    Deu água na boca! :D
    E fora que tá bem bonito.

    ResponderExcluir
  2. Huuum..achei lindo o kibe e parece saboroso. Tbém acho forte o gosto do trigo e já experimentei fazer com arroz cozido (aproveito as sobras) e fica legal, leve e não compete com o tempero.
    Ah! aproveito para elogiar o coração imenso que tu e tua companheira tem, pois adotar esses fofos é para poucos!!
    Abração

    ResponderExcluir
  3. oi Dê, oi Claudinha!

    Pois é meninas, fica bonito, né?
    E olha, essa idéia do arroz integral é muito bacana. Eu estou querendo testar, mas ainda não sobrou arroz! rs
    Obrigada, valeu mesmo. A gente faz tudo com amor: cuidar dos peludos e cozinhar, são duas paixões ;)

    abraçoss!

    ResponderExcluir
  4. adorei!!mas vou te solicitar uma receita com o trigo satrraceno.se vc tiver uma receita bem boa,me envia ta?

    ResponderExcluir