quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

lasanha de abóbrinha com tofú

Dia desses resolvi que vou começar a usar mais tofú. E lá fui eu comprar um tofú na mercearia japonesa aqui perto de casa. Comprei um que a moça disse: "esse bem molinho, né?" Como eu queria amassar e deixar parecido com uma ricota, foi esse que comprei. Então vejamos se consigo escrever a receita.

Ingredientes:

-1 abobrinha grande, cortada bem fininha de comprido
- meio tofu médio amassadinho com garfo
- temperos a gosto para o tofu: cebola, mostarda em pó, salsa, tomilho, manjericão, sal, azeite, pimenta moída
- molho sugo, de preferência caseiro
- queijo para colocar por cima (pode ser vegarela)
Mergulhei as fatias de abobrinha, na água fervendo com um pouco de sal, rapidamente. Escorri bem, untei o refratário com azeite, coloquei uma camada de abobrinhas no fundo. Coloquei o tofu refogado com todos os temperos e depois coloquei mais uma camada de abobrinha e por cima o molho sugo. Acho que se colocasse uma camada de molho branco aí no meio também ficaria ótimo, mas estava com fome e molho branco demora mais...rs




O meu molho de tomate é feito assim: frito dois dentes de alho com azeite, coloco uma lata de tomate pelado batida no liquidificador, uma colher de chá de açúcar, algo tipo meia colher de café de sal, ervas frescas do quintal e bastante noz moscada moída na hora (uso um minúsculo ralador). Deixo apurar um pouco e pronto. Super rápido de fazer, nada de deixar o molho fervendo por horas...

Fica a dica pra mais um jantarzinho leve e super saboroso ;)

4 comentários:

  1. Bom demais isso! Ótima receita!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Hummm... mais uma receita de dar água na boca!
    vc não teria uma receita boa p picnic que possa ensinar lá no CICLICCA teria???

    ResponderExcluir
  3. Eu não sou fã de abobrinha, tenho que caçar receitas que deixem ela bem gostosa. Esses dias fiz abobrinha com chuchu (que também não curto muito) gratinados, e ficou um AHAZO!
    Logo mais compartilho a receita =)

    ResponderExcluir
  4. E como não to conseguindo comentar no post da plantação:

    Que lindo, adoro plantas! =)
    Eu queria ter COMO fazer uma horta, mas meu gato destrói tudo =~
    A única coisa que funcionou aqui vou o capim-cidreira (que ele come, mas não destrói) e alecrim. To tentando agora: gengibre, alho, alho-poró, amora (em vaso, sim, e já deu amorinhas!) e cebolinha.

    ResponderExcluir