terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

para Pri, do blog Peripécias na cozinha: antepasto de berinjela

No dia do pão de cebola, comentei aqui, que fizemos também um antepasto de berinjela pra comer com pão. Aí a Pri, do blog Peripécias na cozinha, que faz receitas inspiradoras, perguntou a receita. Como essa é uma coisa que faço "a olho", vou tentar transcrever o melhor possível:

Ingredientes:

- 2 berinjelas médias
- 1 pimentão grande amarelo ou vermelho
- 2 cebolas médias
- 4 a 5 colheres de sopa de shoyu
- 1 colher de sopa de mel
- ervas como tomilho, manjericão e orégano.
- pimenta moída na hora
- azeite a gosto

Corta-se tudo em cubinhos e coloca-se em uma assadeira, berinjela por baixo, pimentão e cebola por cima. Regar com o azeite, o mel, o shoyu e os demais temperos. No caso das ervas, como eu tenho horta em vasos, costumo colocar os raminhos inteiros e depois tirá-los na hora de servir. Mas pode-se usar os temperos que se compram em frasquinhos mesmo. 
A garantia de sucesso é a combinação de mel e shoyu (lembre que o shoyu já tem sal, não é preciso salgar mais). Deixar no forno médio tampada com papel alumínio por 20 minutos. Tirar o papel alumínio, mexer tudo com uma colher e colocar novamente no forno por mais 20 minutos, pra secar o excesso de água que a berinjela solta. Se desejar, pode colocar mais um pouco de azeite.
Fica bem bacana servir com pão árabe ou então aqueles barquinhos que colocavam salada de maionese antigamente, lembra?

Colocando em um pote bem fechado, dura uma semana ou mais na geladeira.



5 comentários:

  1. Oun, que linda! Obrigada a vocês duas! =)
    (vou tentar assim que TIVER berinjela na minha geladeira ahahahah)

    ResponderExcluir
  2. Ah! E sobre o bacon de soja: ADOREI! E, menina, eu nem gosto de bacon. Mas dá até pra comer como snack, é super crocante!
    Se vc comprar, certamente não vai se arrepender! É uma ótima opção pra vegetarianos =)

    ResponderExcluir
  3. Ps.: se você for na Zona Cerealista pra comprar, vai encontrar o mesmo produto com sabor de frango, picanha e calabresa! Imaginei que ficaria ótimo como recheio de esfihas *_*

    ResponderExcluir
  4. Ps.2: (to cheia dos ps. hoje ahdahdae) outro dia eu vi essas "barquinhas" de colocar maionese em formatos tão legais, quadradinhas, de florzinha... minha imaginação já foi a mil pra inventar recheios pra elas!

    ResponderExcluir
  5. hehehe, não tem do quê! :)
    Mais um lugar pra ir na minha lista: zona cerealista!
    Eu só conheço as barquinhas em forma de barco mesmo, adoraria achar de flores e afins. Vou procurar nessas lojas de coisas pra festa...
    beijos

    ResponderExcluir