terça-feira, 13 de março de 2012

como preparar proteína de soja

Há quem diga, que a proteína de soja texturizada, essa que parece com carne moída, não é das coisas mais saudáveis como se pensava. O ideal mesmo, é consumir a soja em grão, pois a texturizada já passou por muitos processos e, no caso da proteína escura, ainda existe o agravante de conter corante.
Mas é como eu sempre digo: nem tudo pode ser perfeito, não dá pra ser 100% saudável nessa vida. E, no meu caso, o interesse em ser vegetariana é mesmo pelos animais e não por obsessão pela saúde perfeita.

Vou contar como eu gosto da proteína de soja, ou "carne moída de soja":

Ingredientes:
- 1 xícara de proteína texturizada de soja escura;
- 1/2 litro de água morna com 1/2 cubo de caldo de legumes ou caldo de legumes caseiro;
- 1 cebola pequena picadinha;
- 1 dente de alho amassado;
- 1/2 alho poró cortado bem fininho;
-  molho inglês a gosto;
-  pimenta moída na hora;
- salsinha a gosto;
- azeite;

Deixar hidratar a proteína de soja no caldo de legumes por cerca de 10 minutos. Em seguida, colocar em uma peneira e espremer com as mãos até tirar bem a água. Fritar a cebola, o alho poró e o alho no azeite, colocar a soja espremida, os demais temperos, verificar o sal (o caldo de legumes já possui sal). O molho inglês e a salsinha fazem toda a diferença. 
Caso queira incrementar mais, pode-se colocar pimentão picadinho e tomate na hora de fritar os temperos. Lembre-se que a "carne" de soja não tem sabor, você fará com que se torne gostosa através dos ingredientes que usará no refogado.

Aqui eu misturei um pouco de vagem japonesa levemente cozida na soja. Você pode fazer com quiabo, beringela, abóbrinha, etc. Servi com purê de batata doce e cará temperado com azeite e noz moscada.


4 comentários:

  1. Eu também não sou muuito fã de PTS, eu compro mais pra colocar em sopas e em recheios, quando ela fica escondida e ninguem percebe que ela ta lá HAHAHAH
    Mas você já usou shitake desidratado? A água quente que a gente usa pra hidratá-lo é super aromática e saudável, fica legal usar pra hidratar a PTS e dar um diferencial também ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum acho que usei shimeji, aquele que tem vários buquês de cogumelos pequeninos, sabe? Não tinha pensado nessa possibilidade de usar a água. Gostei!
      eu tb uso a proteína assim escondida... dia desses coloquei no pimentão recheado, no meio do purê de mandioquinha, bem disfarçada! rs

      Excluir
  2. Ah! Tambem quero a receita do patê de azeitona preta com ricota!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum, esse foi a Pri que fez, mas eu sei como é, em breve vou escrever para você :))

      Excluir