segunda-feira, 19 de março de 2012

massa "podre" integral rápida e fácil para torta doce, salgada ou quiche

Já faz um tempinho que aprendi com a Neny, do restaurante vegetariano Eden*, essa espécie de massa podre que serve pra fazer quiches, tortas salgadas, tortas doces e até mesmo cheese cake. É uma massa super versátil e muito fácil de trabalhar.

Ingredientes:
- 1 copo americano de farinha de trigo integral;
- 1/2 copo americano de farinha de trigo branca;
- 1/2 copo americano de farelo de trigo ou aveia ou gérmen de trigo;
- 1/2 copo americano de água morna;
- 1/2 copo americano de óleo de soja ou outro a gosto;

Colocar tudo em um recipiente largo e amassar bem com as mãos até obter uma massa homogênea. Forrar com a massa uma forma de fundo removível ou um refratário que possa ir à mesa. Moldar uma pequena borda nas laterais que possa segurar o recheio escolhido. A minha ficou assim:



Em seguida, leve em forno baixo pré aquecido por cerca de 15 minutos para a massar secar um pouquinho.
Enquanto isso é só ir preparando o recheio desejado. Eu usei um tofú pequeno, refogado com um maço de espinafre, uma cebola média, um alho poró, azeite, açafrão in natura** ralado, pimenta moída na hora. Fiz um grande refogado e coloquei por cima da massa após os 15 minutos de forno. Cobri com queijo ralado e levei ao forno novamente para gratinar. Desta vez, usei o forno médio.



Outros recheios que ficam muito bem com essa massa são: ricota com tomate seco, ricota com azeitonas pretas, alho poró com creme bechamel, enfim, o que a imaginação quiser e o que tiver na geladeira. Eu queria usar um tofú que comprei e resolvi fazer assim. O tofú é bem rico em cálcio, vale muito a pena fazer um esforço para colocar esse íten no cardápio:

"O Tofú é uma excelente fonte de cálcio, um mineral essencial para a construção e manutenção dos ossos e dentes. É também rico em outros minerais, como o ferro, o fósforo e o sódio e, ainda, em vitaminas do complexo B e vitamina E." - Fonte aqui.

Versão doce

Para fazer o cheese cake, basta amassar uma ricota com o garfo, misturar a ela uma lata de leite condensado e usar como recheio. Neste caso você assa a massa totalmente primeiro, deixa esfriar e aí coloca o recheio de ricota com leite condensado. Pra finalizar, é só colocar um vidro de uma boa geléia de frutas vermelhas por cima. Fica muito bom e é bem fácil de fazer.

* Restaurante Eden - Av. Jabaquara, 1469 - Loja 46 - Saúde - SP - Informações: (11) 2578-4981

** Esse açafrão eu achei ontem num lugar bem legal que se chama Quintal dos orgânicos e fica na Vila Madalena-SP. Esse lugar serve umas saladas e comidinhas, além de vender bastante ítens orgânicos. Adorei ter ido lá, mas os preços são um pouco mais caros que os do O Bom Verdureiro.
Amei essa experiência com açafrão que não aquele em pó. Mas devo dizer que manchei minha torneira de água quente (que é branca) meu pano de prato e minhas cutículas... Muito cuidado: açafrão é um corante natural que funciona muito bem, as coisas ficam beeem amarelas.



Aliás este final de semana comemos fora duas vezes e o almoço de sábado foi num lugar que amo:  Gopala.
Descobri que a Govinda, uma das meninas responsáveis pelas delícias servidas por lá, dá cursos de culinária indiana para pequenos grupos. Estamos pensando seriamente no assunto, acho que vamos amar essa experiência.

6 comentários:

  1. Eu adoro o Gopala também! Aquelas comidas são impossíveis de reproduzir em casa, né? HAHAHAHAH
    Faz tempo que to querendo voltar lá =(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pri,
      Vamos comer lá qq dia juntas?
      Aliás nós vamos mesmo fazer o curso com a moça do Gopala, agora em abril, se quiser é só falar! :)
      beijos

      Excluir
  2. Ps.: essa massa abre com o rolo? Eu queria uma massa pra poder fazer um disco pra cobrir uma torta, pra ficar do tipo americana mesmo, sabe? Tenho essa receita aqui, mas não sei daria suuper certo http://comidasquenaoexistem.blogspot.com.br/2011/10/torta-de-maca-e-geleia-passo-passo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho que dá pra abrir com o rolo sim, mas essa sua massa tb parece ótima!

      Excluir
  3. Amei suas idéias!!! E testarei a receita!!

    ResponderExcluir

Diz aí, o que você acha?