quarta-feira, 20 de junho de 2012

baião de dois (lactovegetariano)

Depois de longo tempo sem aparecer, eis a dúvida: começar por onde?
Na vida em geral, nunca se sabe exatamente por onde começar e nem mesmo onde é que a gente vai parar, sendo assim, deixemos que as coisas aconteçam como tiverem que acontecer. Olhando as fotos das comidas que fiz, me vieram à cabeça, coisas que eu queria dizer sobre o baião de dois.
Dia desses estava passando pela Av. Jabaquara, quando avistei um carrinho de mão cheio de feijão que, segundo dizia a plaquinha de papelão, era feijão de corda! Sendo eu uma louca por feijão, comprei uma bacia na hora, com direito a uma pimenta dedo de moça de brinde.
Lá vou eu cozinhar o feijão, toda feliz! Eis que, depois de cozido, o feijão, que tinha aspecto esverdeado, ficou branco e com a maior cara de feijão fradinho! Fui enganada, a paulista que não sabe conhecer um feijão de corda!
Depois disso, uma nordestina me disse que algumas pessoas chamam o feijão fradinho de feijão verde e que ele, depois de um tempo no pé, fica meio marrom, aí sim ele vira feijão de corda. 
Também escutei uma versão de que eles molham o feijão fradinho e fazem algo pra ele ficar esverdeado e parecer feijão de corda fresco.
Não tenho a menor idéia do que está certo de fato, mas o caso é que pensei seriamente em ir até o sujeito e dar-lhe umas boas bolsadas por ter me enganado com o feijão. Imaginem só a cena: "você me vendeu esse feijão errado, seu safado, vai apanhar aqui mesmo!"

Vamos ao baião de dois (que fica bom com feijão fradinho, carioca e de corda):

Ingredientes:

-feijão cozido (usei aprox. 1 copo)
-arroz crú (usei aprox. 2 copos)
-ramos de coentro a gosto
-um pedaço de queijo coalho em cubos (aprox. 200 g)
-1 cebola média
-sal a gosto
-azeite
-pimenta a gosto

Primeiro lave e cozinhe o feijão. Reserve. Em uma panela, coloque a cebola picadinha e refogue com o azeite. Junte o arroz lavado e frite um pouco sem deixar queimar. Acrescente o feijão cozido com a água. Observe se há o dobro de água em relação ao volume de arroz, se necessário coloque mais água quente. Na dúvida, para não deixar o arroz empapado, deixe uma chaleira de água quente ao lado e vá colocando aos poucos.
Acrescente sal a gosto, pimenta do reino moída ou dedo de moça picadinha e sem semente, galhinhos de coentro para aromatizar e deixe cozinhar. Quando o arroz estiver quase cozido, mas ainda com um pouco de água, é hora de misturar os cubinhos de queijo coalho.
Sirva com cebolinha picada por cima e Bom apetite!
Nesse dia fiz um simples quiabo refogado e farofa de farinha de mandioca com banana para acompanhar. Além de uma saladinha verde. 
Minhas cobaias comeram bem, acho que gostaram!




Os ingredientes acima são aproximados, como faço tudo "a olho", fica difícil dizer exatamente as quantidades. Mas se você sabe cozinhar um pouco, consegue fazer numa boa, essa receita é muito fácil e prática.

Farofa de banana:

2 bananas nanicas (nem verdes e nem maduras demais) cortadas de comprido e depois em rodelas.
2 colheres de sopa de margarina
farinha de mandioca torrada a gosto

Frite as bananas na margarina rapidamente, acrescente aproximadamente 1 xícara (rasa) de farinha de mandioca torrada e misture bem. Deixe que a farinha fique um pouco tostada e então desligue. Simples e fica uma delícia, ótima para acompanhar pratos com feijão, combina muito bem.



5 comentários:

  1. Nunca fiz coisas salgadas com banana! Tenho curiosidade... qualquer dia vou tentar!

    ResponderExcluir
  2. Fica muito bom! Acho que vc ía gostar também do pirão de banana com queijo (que mais parece uma panqueca de banana com farinha de mandioca)...
    Tenta sim! ;)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita! eu costumo acrescentar abóbora kabochã (corto abóbora em quadrados de +- 5cm com casca e tudo se for uma casca bonita, senão retiro a casca após assada) asso no forno com sal, pimenta do reino, alecriam fresco, coentro em pó e 2 dentes de alho inteiros (sem casca). até ficarem macias.
    retiro do forno, corto em rodelas o alho assado (que fica delicioso) e adiciono ao prato ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. humm que ótima ideia pra servir com o baião! eu costumo fazer algo parecido com a abóbora, aliás essa abóbora japa é deliciosa! veja, acho que é mais ou menos assim: http://casacasinha.blogspot.com.br/2012/07/pure-de-abobora-assada.html
      Desculpa a demora, só hoje vi o comentário, acredita? rs
      beijo, Má!

      Excluir