quarta-feira, 25 de julho de 2012

maçã assada crocante

Na onda das sobremesas leves, inventei essa maçã, baseada em uma que vi num livreto de receitas. Na verdade li a receita faz um tempão, dia desses resolvi fazer e não achei a receita, então inventei esta, que deve ser parecida. Sabe quando dá aquela vontade de um doce a noite, depois do jantar, pra comer no sofá? Foi assim que olhei para as maçãs na fruteira e fiz esse doce. Para variar, fiz meio no olhômetro, mas vou tentar colocar aqui uma medida aproximada:

- 2 maçãs com casca cortadas em cubinhos
- 1 fatia de limão
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de chá de canela em pó
- meia colher de sopa de farinha de trigo
- meia colher de sopa de aveia em flocos finos
- uma colher de sopa de granola (opcional)
- um punhado de nozes picadas 

Corte a maçã em cubinhos e coloque numa forma pequena (usei a de bolo inglês, de teflon). Esprema algumas gotas de limão sobre as maçãs e reserve. Faça uma farofa com todos os outros ingredientes e espalhe por cima das maçãs. Leve ao forno pré aquecido, temperatura média, por aproximadamente 15 minutos. 

Dica: eu não untei a forma mas, na metade do tempo, coloquei umas 2 a 3 colheres de sopa de água nos cantinhos da forma. Porque a maçã gruda um pouco no fundo da forma, mas eu deixo grudar de propósito, fica uma delícia raspar o "queimadinho" e misturar com a maçã. Caso prefira sem "queimadinho", creio que resolve-se untando a forma com manteiga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário