terça-feira, 3 de julho de 2012

pimentão recheado (vegano)

Um dia desses me deu uma vontade louca de comer pimentão recheado. Só que, na lembrança da minha infância, minha mãe recheava com carne e tapava o buraquinho com pão amanhecido, depois fritava. Eu simplesmente amava a crocância desse pão frito segurando o recheio do pimentão... E o cheiro incrível do pimentão frito pela casa?
Como sou um desastre com frituras e prefiro mesmo evitá-las, resolvi fazer um pimentão recheado assado e vegetariano. Foi então que fiz um refogado com proteína de soja texturizada, um purê de mandioquinha e usei os dois pra rechear os pimentões.
A proteína de soja eu hidratei com caldo de legumes, refoguei com cebola, azeite e salsinha. Coloquei um pouco de pimenta moída na hora e reservei. Fiz um purê de mandioquinha temperado com noz moscada (acho que ela combina muito com a mandioquinha) azeite e um pouco da água do cozimento (ao invés de leite). Retirei a parte do pimentão onde ficam as sementes, coloquei dentro um pouco de purê, um pouco de proteína de soja e mais um pouco de purê. Fechei com o pão amanhecido e levei ao forno. Na metade do tempo, virei os pimentões. O tempo vai depender muito do forno. Nesse dia meu fogão novo ainda não tinha chegado, o forno antigo era muito lento, deve ter levado bem mais de 30 min. Penso que se o forno for bom, 15 minutos de cada lado já deve assar os pimentões.
Aqui usei pimentão orgânico. Estou procurando comer os pimentões e tomates orgânicos sempre que possível, eles são os vegetais campeões de agrotóxico.






Quem tiver restos de legumes cozidos na geladeira, também pode usá-los para rechear, basta temperar um pouco mais, acrescentar algo, até mesmo um arroz amanhecido e rechear os pimentões.
Tomara que gostem da idéia, até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário