quarta-feira, 8 de agosto de 2012

assado de abóbora e palmito gratinado

No último domingo, estava com um cesto enorme de laranjinhas kinkan pra descaroçar e fazer geléia. Eis que pensei em fazer algo rápido. Como no sábado fui até a Praça Benedito Calixto e comprei um molho pesto artesanal, a ideia inicial era macarrão com molho pesto, que é bem rápido, saladinha de tomate tipo "carpacio" e alguma coisa com meia abóbora japonesa e um palmito in natura que estava na geladeira...

Preparo dos legumes (abóbora e palmito):
Pra começar, cortei cerca de metade da metade da abóbora em cubos, salpiquei sal e azeite temperado com ervas (coisa que sobrou de uma conserva de berinjela e é ótimo para cozinhar) e levei ao forno coberta com papel alumínio até ficar macia (uns 25 minutos). Enquanto isso, cozinhei na pressão um pedaço de palmito pupunha in natura que ganhei, piquei e coloquei sobre a "caminha" de abóbora já assada. Temperei com mais azeite, ervas, pimenta moída na hora, uma pitada de garam masala (tempero indiano) e cobri com molho branco.

Para fazer o molho branco, usei:
- aprox. 1/2 litro de "leite" de soja sem sabor
- duas colheres de sopa de farinha de trigo
- meia cebola picada bem miúdo
- duas colheres de sopa rasas de manteiga
- sal, pimenta do reino e noz moscada moída na hora

Derreta a manteiga, acrescente a farinha, mexendo bem até formar um creme. Vá colocando o "leite" de soja aos poucos, incorporando-o a esse creme, mexendo sempre para não empelotar. Quando estiver com aspecto cremoso e uniforme, desligue o fogo e tempere com sal, pimentas e noz moscada moída na hora (faz bastante diferença ser na hora).
Coloque sobre os legumes pré-assados e temperados. Leve ao forno para gratinar.

Neste caso, tinha um restinho de queijo parmesão ralado e coloquei por cima para dar esse aspecto dourado e a casquinha ficar levemente salgada. Mas pode-se usar vegarela no lugar.

Esta ideia pode ser feita com vários tipos de legumes. Basta assá-los previamente com azeite, sal e ervas a gosto e depois retirar o papel alumínio e colocar o molho branco, que pode ser vegetal e ser delicioso. Inclusive, não lembrei disso no dia, mas acho que ficaria ótimo aromatizar o "leite" de soja com louro e cebola, como no molho Bechamel tradicional. ;)






Nenhum comentário:

Postar um comentário