sexta-feira, 21 de setembro de 2012

reutilizando potes de vidro

Num post anterior, disse que costumo reutilizar tudo o que é possível. Acredito que a redução do consumo é o caminho para as coisas melhorarem, tanto para o planeta, como para as pessoas, que, ao meu ver, precisam deixar de lado essa perigosa cultura do descartável. Até porque, dessa forma, coisificamos tudo e tudo passa a ser substituível por algo mais novo e sem "defeitos", ainda que seja só até a página 2. Passado o deslumbre, tudo fica velho e ultrapassado de novo. 
Um dia desses me peguei quase comprando um novo pote para colocar o café. Quando me dei conta de que podia usar um de palmito, como faço com os outros mantimentos, foi que percebi como estamos condicionados a comprar coisas novas sem necessidade.
Assim, fica a dica, para que todos os potes de vidro sejam reutilizados. Os de palmito e conservas grandes, servem para colocar mantimentos, grãos, cereais, ervas de chá e biscoitos. Os de geleia e outras conservas pequenas, servem para acomodar os temperos ou novas geleias que você pode fazer em casa. E é assim que tenho feito lá em casa:





Outras coisas que você pode reutilizar:

Água da máquina de lavar - serve para lavar o quintal, chão da lavanderia ou lavar os panos de chão. A água do enxágue, mais limpa e com cheiro de amaciante, é ótima para ser usada no balde pra passar pano na casa, fica um cheiro delicioso.

Garrafas de suco e passata de tomate de vidro - ótimas para colocar iogurte caseiro, água e chás. Uma sugestão muito legal é fazer um chá com casca do abacaxi e canela em pau e deixar numa garrafa dessas na geladeira, fica delicioso e muito refrescante.

Saquinho de pão de papel - ótimo para escorrer batatas fritas e outras frituras.

Óleo de cozinha usado - para ele só há duas soluções: ou você faz sabão e há dezenas de receitas na internet, ou você leva a um posto de coleta de óleo de cozinha. Jogar na pia, jamais!

Arames do saquinho de pão - aqueles araminhos que fecham o saquinho do pão de fôrma são muito bons pra organizar fios de computador e afins.

Copos de requeijão - os de vidro a gente usa como copo mesmo e, os de plástico, são perfeitos para organizar parafusos e pregos.

Culinária sustentável:

Folhas e talos de couve flor, beterraba, nabo, rabanete, cenouras -  esses ingredientes costumeiramente descartados, podem e devem ser utilizados, pois são uma ótima fonte de vitaminas. Podem ser cozidos, refogados, usados em farofas, arroz e o que mais a imaginação mandar.

Arroz amanhecido - ótimo para fazer tortas e bolinhos de arroz e o que mais a imaginação mandar ;)

Isso sem falar na infinidade de coisas que se pode fazer com cascas de legumes e verduras. O Sesi costuma fornecer cursos e apostilas bem bacanas de como reaproveitar quase tudo na alimentação.

Essas são apenas algumas coisinhas que podem ser reutilizadas. Praticamente tudo pode ser reciclado, remodelado, reutilizado, basta usar a criatividade. E o que não dá para reutilizar de jeito nenhum: reciclagem! Em São Paulo por exemplo, vários bairros já possuem coleta seletiva e Ecopontos. Os Ecopontos recebem lixo reciclável, móveis, entulhos e lixo digital (eletroeletrônicos em geral).

Pilhas, baterias de celular, vidros de perfume, lâmpadas, tudo isso tem destino certo e, se você procurar na internet direitinho, vai encontrar pontos de coleta para quase tudo ;)

Um ótimo final de semana a quem passa por aqui! ;)

3 comentários:

  1. Olá, passei por aqui e me encantei c/ o teu cantinho

    Parabéns pelo blog e pelas dicas maravilhosas, ameiiii

    Já estou te seguindo e pretendo voltar em busca de outras novidades

    Bjssssssss e sucesso

    Se quiser me visitar e seguir tb, vai ser muito bem vinda

    ResponderExcluir