quinta-feira, 6 de setembro de 2012

sobrou arroz? tortinha de arroz integral! (:

Cada vez mais, sou adepta da culinária sustentável. Tudo lá em casa, antes de jogar fora, ou colocar para reciclagem, passa pela questão: não dá para reutilizar mesmo?
Assim, conversando com a Neny, cozinheira de mão cheia que eu adoro, juntando uma idéia aqui e outra ali, fiz esta torta de arroz integral super simples e gostosa.

Para fazer a torta, você vai precisar:

- aproximadamente duas xícaras de arroz cozido
- 1 "falso ovo" de linhaça*
- azeite a gosto
- temperos como salsa picadinha, açafrão, alho e cebola picados bem miúdo, etc.
- 1 colher de sopa de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de leite de soja sem sabor
- tomates secos ou azeitonas picadas suficientes para rechear
- gergelim para cobertura

Bater todos os ingredientes no liquidificador ou processador, menos os ingredientes do recheio.
Untar uma forma de bolo inglês com óleo, colocar uma camada da massa, uma camada de recheio e mais uma camada de massa. Salpicar gergelim por cima e levar ao forno médio, pré aquecido, por aproximadamente 25 minutos.



O recheio pode ser aquele que tiver disponível na geladeira. Certo dia, havia um pedaço de provolone e resolvi fazer esta massa recheada com  cubinhos de provolone na forminha de cupcake. Resultou em deliciosos bolinhos de arroz assados recheados com provolone. Pena que nesse dia a câmera estava sem bateria e não deu para esperar carregar.

*Falso ovo de linhaça: 1/4 xícara de água com 2 colheres de sopa rasas de linhaça moída, misturar bem e deixar descansar por aproximadamente 10 minutos.

Obs. se não tiver leite de soja sem sabor, utilize água;

Um comentário:

  1. Hum!!!!Que delícia de receita!!!Fiquei com água na boca do bolinho de arroz com queijo!!!!amiga,adorei te ver lá em casa!!!Estava bem sumida né????bjcas

    ResponderExcluir