quinta-feira, 19 de setembro de 2013

tofu grelhado com gengibre e shoyu

Inspirado em um tofu que andei comendo, em um restaurante japonês tradicional, resolvi fazer este tofu aqui. Os ingredientes são os mesmos, só que eles servem o tofu frio mesmo, com o gengibre ralado em cima, a cebolinha e o shoyu. Resolvi então, grelhar o tofu. Aliás descobri que tem gente que até frita ele em cubinhos e fica lindo! Mas essa é uma outra etapa, depois que eu aprender a não quebrar ele todo...

Para fazer este tofu você irá precisar de:

-fatias de tofu fresco 
-cebolinha a gosto
-gengibre ralado a gosto
-shoyu
-óleo de gergelim


Modo de fazer:

Untar uma chapa ou frigideira antiaderente com gotinhas de óleo de gergelim. Eu usei a panquequeira, que é mais reta e ajuda a não quebrar o tofu. Escorrer bem a água do tofu (usei uma peneira), cortá-lo delicadamente em fatias grossas com uma espátula e dispor sobre a chapa. Ralar gengibre fresco por cima, colocar shoyu a gosto e ligar o fogo. Assim que o lado de baixo estiver tostado e tiver criado uma casquinha, você pode virar o tofu com a espátula, delicadamente. Tostado o outro lado, é só servir com cebolinha fresca picadinha por cima e, se desejar, pode colocar mais um pouquinho de shoyu.


Aqui eu servi o tofu com arroz branco, salada de broto de alfafa e vagem picante (inspirada naquela acelga picante coreana: kimchi).




Nenhum comentário:

Postar um comentário