sexta-feira, 1 de agosto de 2014

polenta cremosa fácil

Hoje vou mostrar uma receita muito simples, perfeita pra um domingo preguiçoso, ou qualquer dia preguiçoso em que você não queira cozinhar muito. Neste dia eu fiz a polenta vegetariana pra mim e uma versão não vegetariana pra ela. Na verdade cozinhar com carnes foi algo que aprendi desde pequena, então não é algo tão estranho pra mim. 

Para a polenta:

- 1,5 xícara de fubá pré cozido
- 1 litro de água
- 1 folha de louro
- meia cebola picadinha
- meia colher de sopa de manteiga ou ghee (manteiga clarificada)
- sal e pimenta do reino à gosto

Para o molho:

- 4 dentes de alho bem amassados
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 lata de tomate pelado batido no liquidificador 
- 1/4 da lata de água
- 1 bouquet de ervas aromáticas (usei alecrim, sálvia, manjericão e tomilho, um raminho pequeno de cada)
- sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto
- uma colher de café rasa de açúcar

Para o frango:

- meio peito de frango sem osso e sem pele
- sal 
- gotas de limão
- salsinha

Numa panela você cozinha o frango com sal, gotas de limão e um raminho de salsa inteiro. Após o cozimento, desfiar o frango com dois garfos (acho mais fácil) e reservar.

Em outra panela, coloque o alho amassado, o azeite, refogue rapidamente, acrescente o tomate batido, a água, as ervas e demais temperos. Deixe ferver até apurar (algo entre 5 e 10 minutos). As ervas devem ser retiradas depois de pronto o molho, por isso deixamos os raminhos inteiros. Esse molho fica perfumado, delicioso, perfuma a casa toda!

Depois de pronto o molho, metade dele deve ser acrescentado ao frango e, ferver mais uns minutinhos (5 minutos está bom). A outra metade deve ser reservada pra polenta versão vegetariana.

Feito o molho, em uma panela, colocar a cebola e a margarina, refogar até que a cebola fique transparente, acrescentar a água, a folha de louro, o sal e deixar ferver. Quando estiver fervendo, abaixe bem o fogo e comece a colocar o fubá devagar, mexendo sempre com uma colher de pau ou silicone. Quando terminar de dissolver todo o fubá, retire a folha de louro, tempere com pimenta moída na hora e sirva em pratos fundos, com molho e o acompanhamento desejado por cima.

Nesse dia a preguiça era realmente grande e comi a minha só com molho e queijo ralado. Mas existem milhares de acompanhamentos vegetarianos possíveis, como cogumelos refogados, proteína de soja refogada, espinafre refogado, mostarda ou escarola refogada, cebola caramelada. Tudo isso combina muito bem com a polenta.



Bon appetit para todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário