quarta-feira, 20 de agosto de 2014

torta de liquidificador sem glúten e sem lactose

Achei na internet várias receitas de tortas sem glúten, mas nenhuma estava nos agradando 100%. A Carla tem uma leve intolerância ao glúten, por isso, ao menos durante a semana, ela leva lanchinhos sem glúten para o trabalho. E evitar o glúten pode ser uma boa pra todo mundo, afinal, parece que ele não é lá muito bom pra saúde, não é mesmo? Foi assim que cheguei nessa receita aqui, que ao meu ver fica boa por conta do legume cozido, além de ficar com uma cor bem bonita! E a massa não fica esfarelando ou seca como algumas, fica bem gostosa.

Ingredientes da massa:

-1 cenoura ou 1 mandioquinha cozida
-1 copo de água do cozimento da cenoura (ou mandioquinha)
-1/2 copo de óleo de milho
-2 ovos
-1 copo de farinha de arroz
-2 colheres de sopa de amido de milho (ou fécula de batata)
-1 colher de sopa rasa de fermento químico
-1 colher de chá rasa de sal marinho

Recheio à gosto. Este recheio foi de legumes, fiz um refogado com: alho poró, pimentão, tomate, cebola, palmito, azeite, ervas diversas do quintal e pimenta do reino. Mas você pode usar a criatividade e o que tiver na geladeira.

Bater no liquidificador o legume cozido com os líquidos, acrescentar as farinhas e bater bem, por último acrescentar o fermento e bater para misturar. Se você gostar de alho, pode bater, junto à massa, um dente de alho. Untar uma assadeira média (usei uma redonda de aproximadamente 25 cm de diâmetro) com óleo e farinha de arroz, colocar uma camada da massa, uma camada de recheio e outra camada de massa. Polvilhar por cima, gergelim ou orégano e queijo ralado, se preferir. Levar ao forno médio, pré aquecido por 5 minutos até assar e dourar (aproximadamente 30 min.).



Aí é só partir pra hora do lanche! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário