quinta-feira, 27 de novembro de 2014

cozinhando com couve rábano

Couve rábano é o nome desse vegetal da família da couve, pouco comum por aqui, já que o seu plantio dá-se melhor em climas frios. No entanto, como temos uma pessoa que possui uma horta na família, quase toda semana ganhamos verduras fresquinhas e orgânicas, o que é uma sorte imensa, já que os orgânicos estão muito caros e os demais produtos são cada vez mais cheios de veneno...
Apesar de não ser nutricionista, posso dizer que fiz uma breve pesquisa e soube que esse vegetal possui pouquíssimas calorias e muitos benefícios.
Para saber os benefícios selecionei esse link AQUI.

Como saber o que vou fazer com isso?

Bom, pra começar, lavei e descasquei a couve rábano, sem descartar as folhas, que são deliciosas.
Juntei mais um pouco de couve manteiga que havia na geladeira, refoguei bastante alho com azeite e mandei a couve toda pra panela. Temperei com sal e fui acrescentando água aos pouquinhos pra cozer a parte branca, que é mais durinha. Quando estava macio ao espetar do garfo, deixei secar a água até tostar um pouco o refogado (aquela famosa "pegada" no fundo da panela).





E então, minha couve rábano refogada ficou assim:



Mas além disso, já cozinhei a couve rábano dentro do feijão e também ficou muito boa.

Essas são duas utilizações básicas, mas claro que, dependendo da criatividade, pode-se achar outras tantas. Já vi por aí gente que faz um prato indiano com ela, gente que faz uma entrada quase artística com a parte branquinha, gente que rala e põe na salada, enfim, cada um tem sua experiência. Aliás, enquanto escrevo este post, acaba de me ocorrer, que ela pode ser usada pra fazer um suco detox, já que possui antioxidantes e muita vitamina C!

Bom, espero que tenham gostado, enquanto comemos couves rábano, continuo à procura da bendita fruta pão...

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá Rosy,
      Não sei te dizer onde encontrar pra comprar, essa foi de uma horta de um familiar. Mas creio que você pode achar em mercados e feiras de orgânicos, principalmente durante o inverno.

      Excluir