sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

farofa de feijão verde, alho poró e cebola roxa com dendê

É tempo de feijão verde! E eu tive a sorte de encontrar ele assim, fresquinho, na vagem. Pelas ruas de Sampa há vários carrinhos com pessoas vendendo feijão assim, cacau, pequis, umbus e outras coisas que antes eu não via por aqui, a não ser que fosse até o mercado municipal. Este maço de feijão verde eu achei na Av Jabaquara, perto do metrô Saúde, pra quem conhece a região, basta dar uma voltinha que, numa das esquinas, encontrará rapidinho!




Dando uma pesquisada rápida na internet, achei várias informações sobre as propriedades dele, Além do ferro e proteínas que são comuns de outros feijões, ele é rico em vitamina K e antioxidantes. Além disso, há outras pesquisas que dizem que ele reduz o colesterol e traz vários outros benefícios pra saúde.

Para fazer esta receita, debulhei o feijão, cozinhei-o em água e sal e reservei.
Ele pode ser guardado assim, somente cozido, por alguns dias na geladeira. 
Farofa de feijão verde, alho poró e cebola roxa com dendê
Ingredientes:

- 1 xícara de chá rasa de feijão verde cozido
-1 xícara de chá rasa de farinha de mandioca (usei a torrada)
- 1/2 talo de alho poró em rodelinhas
- 1 cebola roxa pequena cortada em cubinhos
-1 colher de sopa de manteiga
-1 colher de sobremesa de azeite de dendê
- sal e pimenta do reino a gosto
- salsinha e cebolinha  para finalizar
Refogue a cebola roxa com o alho poró e o dendê, acrescente o feijão, a manteiga e, assim que a manteiga derreter, coloque a farinha de mandioca. Misture bem, tempere com sal a gosto, pimenta do reino moída na hora, salsinha e cebolinha picadinha.


Na minha farofa coloquei essa flor de capuchinha que é comestível e também tem várias propriedades. Essa planta é comum ser usada em saladas, tanto as folhas como as flores são comestíveis, ricas em vitamina C, são usadas para combater tosse e bronquite e infecções urinárias.
E essa é a capuchinha que temos no nosso quintal :)


 ❤

Nenhum comentário:

Postar um comentário