quarta-feira, 25 de março de 2015

hamburguinhos de soja com tahine levemente empanados com gersal


Hoje vim bem rapidinho aqui pra dividir essa receitinha nova que gostei bastante!

Ingredientes:

- 2 xícaras de soja (em grão) cozida e amassada com garfo
- 1 folha de louro

- 1 cebola média cortada em brunoise (cubinhos bem pequeninos)
- 2 colheres de sopa de tahine
- salsinha, cebolinha, sal, pimenta moída na hora (quanto baste)
- farelo de aveia pra dar liga (aproximadamente 1,5 colher de sopa)
- azeite a gosto

- gersal para polvilhar/ empanar
- papel manteiga
- manteiga clarificada para fritar

Primeiro deixe a soja (em grão) de molho em água por 24 horas na geladeira. Descarte essa água, lave a soja, retire as cascas que se soltaram e coloque-a com bastante água para cozinhar, na pressão, com a folha de louro e uma colher de chá de sal, por aproximadamente 1 hora. Ou até que fique bem macia. Escorra a soja, amasse bem com um garfo, acrescente a cebola, o tahine, o azeite, o farelo de aveia e os demais temperos. Misture bem com as mãos. Prove, ajuste sal e pimenta. Obs: deixe leve no sal, se for empanar com gersal.

Com um aro de metal, molde os hamburguinhos sobre uma assadeira com papel manteiga. Pressione bem para que fiquem lisos por cima. Retire o aro com cuidado, vá fazendo isso um a um. Polvilhe gersal por cima e nas laterais. Leve ao forno para secar um pouco, por aproximadamente 20 min. Forno médio. 
Em seguida, coloque um pouco de ghee (manteiga clarificada) em uma frigideira antiaderente (em bom estado, ou eles irão grudar!). Retire os hamburguinhos com cuidado do papel manteiga e frite-os até que dourem dos dois lados. 

Agora é só usar a criatividade pra servir. Dá pra fazer um sanduba bem legal, servir com legumes assados e um arroz bem colorido, com purês dos mais variados ou com um molho da sua preferência.
Falando em molhos, em breve venho aqui contar quais os molhos que mais gostei, pois nas duas últimas semanas temos feito molhos de todos os tipos lá na faculdade. :)





Até logo mais!   

Nenhum comentário:

Postar um comentário