terça-feira, 16 de junho de 2015

conserva de pimentas, alhos e ervas

Há muitos jeitos de fazer conservas de pimenta e muita conserva de pimenta sendo vendida por aí.
Mas se há algo que faz toda a diferença é aromatizar a conserva com as suas ervas preferidas e alho. A conserva fica saborosíssima e duas ou três gotinhas perfumam e temperam o prato incrivelmente!
Além do mais, você pode dar seu toque pessoal, usando as suas ervas preferidas e fazer uma conserva exclusiva.

Para estas conservas eu usei:
-pimentas amarelinhas (cumari do pará)
-pimentas malaguetas
-alhos sem casca
-galhos de tomilho
-galhos de manjericão
-folhas de louro
-potes de vidro
-azeite e/ou óleo



Todos os temperos, usei frescos, o sabor é muito melhor, por isso sempre os tenho plantados em vasos, inclusive o louro. Na minha opinião, temperos secos tem sabor de gaveta...
As duas pimentas que usei tem grau forte de ardência, ganhei da horta do irmão e como adoro essa ardência, ficou perfeito. Mas se você vai comprar, sugiro comprar uma de cheiro e uma mais forte pra balancear.

Primeiro lave bem todas as pimentas, esterilize com hipoclorito de acordo com instruções do frasco, seque-as muito bem e reserve. Faça o mesmo com as ervas e alhos.

Ferva todos os potes  de vidro que irá usar em uma grande panela e depois coloque-os no forno aquecido pra secarem bem. Isso fará toda a diferença, secar com o pano de prato (por mais que seu pano esteja limpinho) vai contaminar seu pote com inúmeras bactérias e a pimenta não vai durar.

Feito isso, tire os "cabinhos" e coloque as pimentas nos frascos, alternando os tipos (um pouco das amarelas, um pouco das vermelhas e assim por diante). Coloque as ervas que gostar, um raminho de cada uma delas, uma folha de louro e quantos alhos desejar. No caso dos alhos, fiz um corte em cada um deles para que liberassem o sabor.

Por último cubra com óleo de milho, ou azeite, ou um mix de óleo e azeite, como preferir. Eu gosto do óleo, acho que fica bem bom e sobressai o sabor da pimenta e das ervas. Espere no mínimo uma semana (duas fica melhor) e estará pronto para consumir. Utilize sempre uma colherinha absolutamente seca para servir-se da pimenta e, depois de começar a usar, conserve em geladeira.

Essa conserva fica deliciosa e é bem bacana também pra dar de presente.

O mesmo processo pode ser usado para fazer azeite de ervas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário