terça-feira, 21 de julho de 2015

bolo gelado de tangerina com coco

Sendo tempo de tangerinas, ganhei um saco cheio delas e não sabia muito bem o que fazer. Como são meio azedas para comermos assim puras, resolvi que faria suco e usaria esse suco em receitas. Esse bolo, tradicionalmente é feito com suco de laranja. 

Nesses seis primeiros meses de faculdade, aprendi algumas coisinhas sobre bolo. Geralmente os fermentos químicos são um preparado à base de bicarbonato de sódio com algum ingrediente ácido. Desse modo, se você não tiver fermento,  pode fazer o bolo com bicarbonato de sódio e usar junto um elemento ácido, como por exemplo, suco de tangerina. Isso explica porque minha mãe dizia que antigamente não havia fermento químico e os bolos eram feitos com bicarbonato de sódio.

Outra coisa para que seu bolo cresça e fique bem fofinho é: incorpore ar na massa! Para incorporar ar, você deve peneirar os farináceos e bater as claras em neve incorporando-as delicadamente à massa no final.  Depois de colocar as claras em neve, não se deve bater a massa com força, só misturar levemente.

Agora, tendo essas explicações acima, não me perguntem como, mas esse bolo tem uma ordem de preparo muito doida e , mesmo assim, dá bem certo. É uma receita antiga do caderno da minha mãe (mudei apenas o suco). Vamos à receita!

Ingredientes:

-4 ovos
-2 xícaras de chá de açúcar
-2 xícaras de chá de farinha de trigo 
-1 xícara de chá de suco de tangerina (ou laranja)
-1 colher de sopa de fermento químico

Calda:

-200 ml de leite de coco
-1/2 litro de leite (ou leite vegetal de sua preferência)
-coco ralado para cobertura (opcional)

Modo de fazer:

Bater as claras em neve (sim, isto você fará primeiro!), acrescentar o açúcar e continuar batendo até o ponto de suspiro. Juntar os demais ingredientes. Costumo colocar as gemas, depois a farinha (não esqueça de peneirar!), aos poucos o suco e, por fim, o fermento. Assar em forno médio, pré aquecido, por aproximadamente 30 a 40 minutos. Espete um palito ou toque com o dedo, caso tenha a prática de verificar a textura da massa pelo toque.

Depois de esfriar, faça furinhos no bolo com um palito ou garfo de dentes finos, misture o leite de coco com o leite e despeje sobre o bolo em todo seu comprimento. Quando a calda tiver penetrado totalmente no bolo, coloque coco ralado por cima e leve à geladeira para gelar. 

Obs: 

-Se você gostar de um sabor cítrico mais acentuado, acrescente à massa raspas da casca da tangerina (ou laranja). Fica delicioso e contrasta com a calda de coco.

-Caso saiba fazer leite de coco caseiro, melhor ainda. Você pode usar só o leite de coco caseiro para molhar o bolo e não usar o leite de vaca.

-Adoce levemente a calda com um pouco de melado de cana ou açúcar demerara se achar necessário.





4 comentários:

  1. Fiz o bolo usando uma laranja e uma mexerica tristes. Ficou ótimo! Obrigada pela receita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, esse bolo é bem gostoso, não é? Teve foto? Me mostra, me mostra! :)

      Excluir
    2. Ah, não teve foto! Cortei e embrulhei em papel alumínio como bolo gelado. Foi para um almoço em família.

      Excluir
    3. Ah legal! Fica ótimo assim embrulhadinho! :)

      Excluir