segunda-feira, 27 de julho de 2015

ervilhas com ovos escalfados e curry

Muito tempo atrás, logo que comecei este blog, postei aqui esta receita, que sempre foi um prato muito presente desde a minha infância. A diferença é que a D. Rosita usava nele pedacinhos de bacon ou chouriço. E ela usava páprica apenas, nada de curry.
Depois disso, minha irmã modificou, incorporando o curry e retirando a páprica (acho que ela não usa o bacon também).
Eu sei que mexendo e remexendo nesse blog percebi uma coisa bacana, quanto mais a gente cozinha, melhor o resultado vai ficando. Nesse tempo de blog mudei algumas coisas em mim mesma e notei que o blog também mudou. Ele foi ficando com mais personalidade e as receitas, passaram a ter um toque pessoal, outras foram totalmente adaptadas ou modificadas e ficaram com a minha cara. As fotografias e a escrita também melhoraram. Claro que foi uma pequena evolução e o caminho a ser percorrido é longo, ainda quero aprender um milhão de coisas!
Por essas e outras, percebo que nada como praticar muito, só assim você pode criar receitas e colocar sua própria identidade na comida. A faculdade de Gastronomia te dá uma boa base de técnicas e conhecimento teórico que é ótimo, mas cozinhar precisa de um toque a mais: amor pra dar. 

Bom, aqui vamos nós, com a receita das ervilhas com ovos escalfados (a melhor técnica de cozimento de ovos na minha opinião) levemente melhorada:

Ingredientes:

-300 gr de ervilhas frescas congeladas 
-1 punhado de ervilhas tortas (opcional)
-2 tomates concassé* ou 2 tomates pelados em cubos
-1 cebola média
-2 dentes de alho
-curry e páprica a gosto
-4 ovos
-salsa picada
-água fervendo
-sal

Sue a cebola e o alho em um fio de azeite. Acrescente os tomates e depois as ervilhas (descongeladas e lavadas). Cubra com água fervendo, adicione o curry e os outros temperos a gosto e deixe ferver até as ervilhas ficarem macias. Acrescente as ervilhas tortas na metade do cozimento. Se necessário vá adicionando mais água quente. Quando as ervilhas estiverem cozidas, faça covinhas com ajuda de uma colher e coloque os ovos com cuidado. Costumo quebrar um a um numa tigelinha e colocar sal e pimenta do reino moída na hora antes de colocar nas covinhas. Até porque se um desses ovos estiver estragado, você pode perder toda a preparação.  Espere cozinhar os ovos, salpique salsinha fresca por cima e desligue o fogo. Servir com arroz branco. Fica simples e delicioso.
Essa receita serve bem duas pessoas.




Obs: eu gosto de usar uma colher de chá cheia de curry e uma pitada de páprica picante. Mas se você achar muito curry, pode reduzir pela metade.

*tomate concassé: tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos. Faça uma cruz na extremidade lisa do tomate. Mergulhe por um minuto em água fervendo e, depois mergulhe em água fria. A pele se soltará facilmente. Retire as sementes e corte em cubos.

2 comentários:

  1. Olá Karina,
    Certamente os ovos feitos pela D Rosita são deliciosos, mas prefiro a sua versão ao curry, ficaram divinos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, que bacana! Esse prato é demais né? E muito fácil de fazer :)
      beijos!

      Excluir