quarta-feira, 22 de julho de 2015

leite creme (doce português)

Sempre gostei de sobremesas molhadinhas, cremosas, leves e com um toque cítrico. Doces demasiado doces estão longe de serem os meus preferidos. E o leite creme é um doce português que minha mãe não fazia, mas eu comia às vezes na casa de minhas tias e, depois de crescida (não muito crescida) fui comer em um restaurante português de Sampa, quando a minha paixão por ele se concretizou. Ele é o meu doce preferido no mundo, talvez emparelhado com a boa e velha torta de limão (aquela receita tradicional com suspiro por cima, nada de marshmallow!).
Eu arriscaria dizer que o leite creme é o creme brullé dos portugueses. Inclusive ele costuma ser servido com a mesma crosta de açúcar caramelizado por cima, ou então, simplesmente canela polvilhada. E dos dois jeitos fica ótimo.
A diferença dele para o creme brullé é que ele é feito com leite, ao invés de creme de leite. Além disso, leva um toque de casca de limão, o que o deixa muito muito mais leve.
Pela minha pesquisa e pela minha lembrança gustativa, ele não leva fava de baunilha e, algumas receitas, colocam canela em pau pra aromatizar o leite. Mas, fiz a minha própria receita que é esta aqui:

Ingredientes

-500 ml de leite pasteurizado
-2 gemas de ovo caipira peneiradas
-4 colheres de sopa de açúcar cristal orgânico
-1,5 colher de sopa de amido de milho
-1/2 fava de baunilha
-cascas de limão siciliano (usei 3 a 4 tiras de casca)

Coloque em uma panela o leite, as cascas de limão e a fava de baunilha (cortada ao meio no sentido vertical para que se abra e saia o sabor). Deixe ferver um minuto e desligue. Descanse esse leite com a fava e as cascas de limão por 15 minutos para que fique aromatizado. Enquanto isso, coloque as gemas na peneira e deixe que elas escorram sozinhas, ficando na peneira só a pele que recobre a gema. Retire uma concha do leite (que já deve estar morno) para um recipiente, acrescente as gemas peneiradas e o amido de milho, misturando bem com um pequeno fouet para não empelotar e, só então, coloque essa parte do leite com as gemas e o amido de volta na panela. Por fim coloque o açúcar e leve ao fogo até formar um creme que começa a querer desprender-se do fundo da panela. 
Feito o creme, você deve retirar as cascas de limão, a baunilha e colocá-lo em pequenos refratários ou num pirex. Leve à geladeira por pelo menos duas horas e sirva com canela por cima ou polvilhe açúcar cristal e use um maçarico para "queimar" esse açúcar. Rende 4 porções.

Obs:

-Caso faça esta sobremesa para 4 pessoas, sugiro dobrar a receita, é tão gostoso e leve que cada pessoa pode querer comer dois ;)

-As claras podem ser guardadas em pote bem fechado por até 7 dias em geladeira e usadas para outra receita.





Ganhei um maçarico no meu último aniversário e já testei toda feliz! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário