segunda-feira, 17 de agosto de 2015

biscoitos de limão siciliano e amêndoas (sem glúten)

Essa é uma nova receita que acabo de criar, sem glúten e com farinha de banana verde, que é uma farinha rica em um tipo de fibra muito benéfica  para o intestino e que auxilia na absorção de vitaminas entre outras coisinhas.

O melhor de tudo é que esse biscoito fica uma delícia, super crocante e com um sabor e aroma incrível de limão siciliano.

Para fazer este biscoito você irá precisar de:

-150 g de farinha de banana verde
- 75 g de amido de milho
- 75 g de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de amêndoas (aproximadamente)
- 1 colher de chá de fermento químico
- 1 pitada de sal
- 40 ml de manteiga derretida
- 100 ml de leite de amêndoas
- raspas da casca de 1 limão siciliano

Unte duas assadeiras com manteiga e reserve. Peneire e misture todos os ingredientes secos mais a casca de limão em um recipiente. Em seguida acrescente a manteiga derretida, o leite de amêndoas (aos poucos) e vá amassando com as mãos. Quando a massa estiver quase homogênea, acrescente as amêndoas e amasse mais um pouco até que a massa fique totalmente homogênea.  Faça bolinhas e achate-as com as mãos, faça desenhos se desejar, dispondo os biscoitos na assadeira com intervalos de um dedo entre eles. Asse em forno pré aquecido - 200ºC - por 30 minutos. Prove antes de desligar para ver se está totalmente assado. Coloque as assadeiras em cima de uma mesa e deixe que os biscoitos sequem sem cobri-los e que esfriem totalmente antes de guardar. Coloque em pote bem tampado e seco. Rende aproximadamente 28 biscoitos.

Considerações:

Para transcrever as quantidades em gramas, desta receita, usei copos e colheres medidoras. Exceto no caso das amêndoas, que só seria possível quantificar em gramas com o uso de uma balança (espero ter uma em breve).

O leite de amêndoas pode ser substituído por outro leite vegetal.

Caso não queira usar manteiga derretida, você pode usar algum óleo de sua escolha, se fizer o teste, me conta!            

No lugar de amêndoas você também pode usar castanha do Brasil ou outra de sua preferência.    

Nas fotos abaixo, a diferença da cor dos biscoitos é poque um deles foi feito com açúcar orgânico claro e ou outro com escuro (e ainda coloquei um pouco de rapadura raladinha).            




Nenhum comentário:

Postar um comentário