terça-feira, 11 de agosto de 2015

lulas guisadas com batatas

Olá,

Aqui estou com mais uma receita da minha infância, uma comidinha aconchegante, leve e muito saborosa, principalmente, se você gosta de lulas. Fiquei muito tempo sendo ovolactovegetariana e minha alimentação ainda é 90 % vegetariana, mas, voltei a comer alguns peixes e frutos do mar de vez em quando. Simplesmente porque não resisti. 

Há cerca de dois anos, me lembrei desse prato com saudade e resolvi tentar puxar pela memória da D. Rosita. E não é que deu certo? Ela me contou os ingredientes e o sabor ficou muito bom, idêntico ao prato que ela fazia.

A única diferença aqui é que usei algumas técnicas como o fundo de peixe e o tomate concassé (tomate sem pele e sem semente cortado em cubos).

Ingredientes:

- 1/2 kg de lulas inteiras *
- 2 tomates maduros cortados em concassé
- 1 cebola média cortada em cubos pequenos
- 1 pimentão verde pequeno cortado em cubos
- 1 colher de sopa de azeite
- 1/2 duzia de batatas pequeninas sem casca e cortadas ao meio
- sal e pimenta do reino a gosto
- galhos de salsa e tomilho limão frescos
- 1 folha de louro
- 1/2 litro de fundo de peixe (ver post anterior)

* se você souber limpar as lulas em casa, prefira isso, pois você deve limpar e lavá-las muito bem em água fria e corrente antes de cortar em anéis. Caso não saiba limpar, compre-as limpas e inteiras, lave-as bem e depois corte em anéis. Use as pernas da lula, não desperdice nada, elas ficam incríveis nesse prato.

Caso não tenha feito o fundo de peixe, utilize água mesmo, nada desses industrializados em cubinhos, o sabor é terrível. 

Cozinhe as batatas em água e pouco sal, escorra e reserve. Cuide para que elas fiquem "al dente" e não desmanchem.

Sue com um fio de azeite, a cebola, o pimentão e na sequência os tomates concassé. Acrescente as lulas em anéis, tempere com sal, pimenta do reino, deixe que elas refoguem um pouco até ficarem esbranquiçadas (5 minutos são suficientes).

Adicione o fundo de peixe e as ervas, quando levantar fervura, adicione as batatas, conte mais dez minutos e desligue. Lembre-se que os frutos do mar não devem cozinhar demais, senão ficarão "borrachudos".




Essa deliciosa receita serve 2 pessoas comilonas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário