terça-feira, 1 de setembro de 2015

ideias com massa filo

Muitas coisas são possíveis com massa filo e elas ficam lindas, crocantes e são fáceis de fazer. Ótimo pra receber amigos, servir em festinhas, ou até mesmo pra quando se tem uma vontade de comer coisas diferentes. A única recomendação sobre essa massa é: siga muito corretamente as instruções da embalagem, pra sua massa não ressecar. 
Para que as folhas não fiquem cruas no meio e as camadas fiquem perfeitas, pincele manteiga ou óleo entre as camadas. Essa massa é mais leve que a massa folhada tradicional e você pode decidir quantas camadas usar. Uma das minhas sugestões de recheio é ricota de búfala com espinafre. Mas você pode rechear com frutas e polvilhar açúcar e canela, pode fazer recheios cremosos com palmito, cogumelos, etc.

Recheio de espinafre e ricota de búfala 

Ingredientes:

- 1 maço de espinafre grande higienizado e cortado chiffonade
- 1 ricota de búfala pequena desfeita com garfo
- 1 cebola média cortada em brunoise (o menor cubo possível)
- 2 dentes de alho picadinhos bem miúdo
- azeite, sal rosa moído na hora e pimenta do reino moída na hora
- tomatinhos uva para enfeitar
- queijo parmesão ou outro para salpicar no final (usei um pedacinho de emmental que havia na geladeira e ficou incrível)

Refogue a cebola em azeite de qualidade, acrescente as folhas de espinafre picadas, refogue rapidamente, acrescente a ricota, o sal, a pimenta, refogue mais um pouco até que fique bem sequinho e use para rechear a sua cestinha de massa filo. Decore com tomatinhos uva cortados ao meio e rale um pouco de queijo amarelo por cima.

Leve ao forno médio, as cestinhas de massa filo cruas (já com o recheio dentro) e asse até que as bordas fiquem douradas como nas fotos:






Nenhum comentário:

Postar um comentário