terça-feira, 8 de setembro de 2015

pão de goji berry

Nada como fazer nosso próprio pão. Saber o que estamos comendo é fundamental e não é preciso muito mais que farinha, água, açúcar, fermento e sal para se fazer um bom pão. Acontece que a lista dos ingredientes dos pães industrializados é grande, tem muita coisa que não precisa, serve pro pão ficar fofinho por muitos dias mais do que ficaria um pão feito em casa, sendo assim, desconfie. E se conseguir destinar um tempinho pra fazer seu pão no final de semana, faça, não vai se arrepender. Além de ser mais saudável, cheiro de pão assando pela casa é tudo de bom. 

Aqui está uma receita que adaptei a partir de uma dessas que vem junto com a máquina de fazer pão.

Ingredientes:

- 320 ml de água morna
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 colher e meia de chá de sal
- 1 colher de sopa de açúcar orgânico
- 2/3 de copo de aveia (160 ml)
- 2 1/2 de farinha de trigo branca orgânica
- 1 copo de farinha de trigo integral orgânica
- 3 colheres de chá de fermento biológico seco
- 1/2 xícara de chá de goji berry 

Em um recipiente pequeno, misture o açúcar, o fermento e um pouco da água morna. Cubra e reserve. Enquanto isso, vá misturando todos os ingredientes secos em um recipiente espaçoso para misturar a massa ou, se desejar, na própria máquina de fazer pão. No meu caso, coloquei pra bater na máquina de fazer pão. Coloquei a água restante embaixo, os demais ingredientes por cima e, por último, a mistura de fermento que descansou por uns 10 minutos. Deixe que a máquina trabalhe no ciclo "massa", ela irá sovar e ficar numa temperatura propícia para o pão crescer. Concluído esse ciclo, retire a massa da máquina, divida em duas partes e molde como desejar os dois pães. Sempre sobre uma superfície limpa e enfarinhada. Polvilhe farinha por cima e faça cortes em cruz ou como desejar. Cubra-os com um pano limpo e guarde-os no forno levemente aquecido, porém desligado, para que cresçam por mais 20 minutos. Feito isso, ligue o forno a 200º e asse os pães por 30 minutos.

Caso não tenha a máquina de fazer pão, você irá misturar todos os ingredientes secos num grande recipiente, abrir uma covinha no centro, acrescentar o azeite, a mistura de fermento e o restante da água, incorporando-os aos poucos ao restante da massa. Sove bem, faça com que ela fique homogênea e cubra, deixando que descanse por 45 minutos a 1 hora. Depois, repita o processo acima, divida a massa em dois, dê o formato, faça os cortes, cubra e deixe crescer mais 20 minutos antes de assar.

Dica: se você quiser as goji berrys inteiras, amasse o pão na mão ou coloque-as quase no final do processo na máquina de fazer pão. As minhas goji foram destruídas pela máquina de fazer pão, mas eu achei legal, porque ele ficou com essa cor super bonita. 

Ah, outra coisa muito importante: coloque os pães pra secar sobre uma superfície vazada, para que eles não fiquem molhados, assim eles irão durar mais. Só depois você pode colocá-los em saquinhos ou até já dividir em porções para sua semana. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário