terça-feira, 1 de setembro de 2015

patê de salmão da Carla (feito de carcaça de salmão)

Caso você tenha se animado com a receita do fundo de peixe, saiba que você pode aproveitar tudinho daquela carcaça de peixe que te deram lá na feira. Não sei bem porque, mas sempre que eu peço uma carcaça pra fazer o fundo, sempre nos dão de salmão. E ela vem com bastante carne, bastante mesmo, inclusive a bochecha do peixe, que é bem rica. Ou seja, eles tiram os filés e depois jogam tudo fora, o que considero um enorme desperdício. Já que o bichinho morreu, aproveitemos cada pedacinho. 

Bom, o fato é que sempre ouvimos dizer na faculdade de gastronomia que, depois de fervida a carcaça, o sabor fica todo no caldo e a carcaça nada mais pode nos oferecer. A outra canceriana, que também gosta de cozinhar nesta casinha, não contentou-se com essa afirmativa e quis aproveitar mais um pouco, então ela fez esse delicioso patê de salmão. Vamos à receita:

- carne da carcaça de um salmão cozida e desfiada com as mãos (dará mais ou menos 2 xícaras de carne) 
- 1/4 de cebola picada brunoise (o menor cubo possível)
- 5 dentes de alho espremidos 
- 1 tomate sem sementes cortado em brunoise
- 1 pitada de açafrão
- 1 pitada de tandoori masala (tempero indiano de cor avermelhada) -opcional
- 1 colher de chá de mostarda amarela 
- azeite e sal a gosto
- maionese até dar ponto

Refogar a cebola e o alho em um fio de azeite, acrescentar o tomate, os demais temperos, a carne do salmão, conferir o sal deixando bem leve, esperar secar bem e retirar do fogo. Acrescentar maionese até dar ponto de patê (aprox. uma a duas colheres de sopa). Misturar bem e servir com torradas caseiras. Caso você saiba fazer a maionese caseira, melhor ainda. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário