quarta-feira, 25 de novembro de 2015

bolinhos de cacau com ganache e nibs de cacau

No post anterior, comentei sobre uma receita em que se pudesse usar as claras que sobram quando se faz o leite creme, ou algum outro doce com gemas, ou um molho carbonara, ou muitas coisinhas mais. As claras, se colocadas em recipiente hermético e estiverem sem resquícios de gema, duram, na geladeira, até sete dias. 
Então, você pode comer o seu leite creme e, quando ele acabar, fazer outro doce! Considerando a receita básica do leite creme que você pode conferir aqui  e levando em conta que fiz essa receita dobrada, restaram-me 4 claras. Foi com essas 4 claras que fiz essas delícias abaixo. E elas desapareceram rapidamente, desperdício zero. 

 Vamos aos ingredientes:

1 xícara de chá de açúcar
1 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
1/2 xícara de chá de cacau em pó
1/2 colher de sopa de fermento em pó 
1 pitada de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de água fervente
4 claras em neve

Misture bem todos os ingredientes secos, acrescente o óleo e em seguida a água, aos poucos, misturando bem. Por último acrescente as claras em neve e incorpore-as com cuidado para que não desmanchem muito. Levar em forminhas de papel (cada uma delas dentro de uma forma para empada para que não abra demais quando você colocar a massa) em forno pré aquecido, médio, por aproximadamente 25 minutos ou até espetar o palito e sair seco. Rende 12 bolinhos.

Para a cobertura de ganache:

1 caixinha de creme de leite leve
2 colheres de sobremesa bem cheias de cacau em pó
2 colheres de sobremesa de açúcar
1 colher de sobremesa de manteiga

Misture todos os ingredientes levando ao fogo até ficar homogêneo. Isso deve dar uns 5 minutos fervendo em fogo baixo e mexendo sempre.

Caso você encontre esses Nibs de cacau orgânico da Amma, compre correndo! Não costumo fazer propaganda, mas são eles que estão em cima dos bolinhos da foto abaixo e eles deixaram a cobertura mais incrível ainda. :P





Se você tiver um bico de confeitar de inox, ele pode servir pra fazer furinhos nos bolinhos e dentro desses furinhos você pode colocar, com a ajuda de um saco de confeitar, recheio em cada bolinho!

Fiz isso de uma outra vez, como você pode ver na foto abaixo.


E então, pronto, basta chamar quem você quiser e comer do seu jeito. Uma coisa é certa: impossível comer um só. E é fofo pra dar de presente. E pra fazer mini festinhas (basta dobrar ou triplicar a receita). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário