terça-feira, 17 de novembro de 2015

leite creme com abacaxi

Uma vez que você prova leite creme, sempre vai querer mais. E dia desses inventei de fazer esta versão mais fresquinha, pra servir de sobremesa agora no verão. Foi a sobremesa de um dia com amigos queridos, em que fizemos a primeira paella pra um jantar muito especial. 

Minha dica pra ficar mais especial é peneirar muito bem as gemas e não abrir mão da casquinha de limão siciliano e de um bom leite (aquele de garrafinha,  pasteurizado).

Ingredientes:

-1 abacaxi pérola
-100 g de açúcar cristal orgânico

-750 ml de leite pasteurizado
-3 gemas de ovo caipira peneiradas
-5 colheres de sopa de açúcar cristal orgânico
-2 colheres de sopa de amido de milho
-1 fava de baunilha
-cascas de limão siciliano 

Primeiro descasque bem o abacaxi, tomando o cuidado de retirar muito bem os espinhos. Corte em cubos médios, descartando a parte do meio. Leve os cubos de abacaxi ao fogo com 100 g de açúcar e deixe que cozinhe, mexendo sempre que necessário. Você saberá que o abacaxi está bom quando ele ficar transparente. Coloque esse abacaxi cozido e quase sem calda no fundo de um refratário ou em taças individuais e reserve.
Coloque em uma panela o leite, as cascas de limão e a fava de baunilha (cortada ao meio no sentido vertical para que se abra e saia o sabor). Deixe ferver um minuto e desligue. Descanse esse leite com a fava e as cascas de limão por 15 minutos para que fique aromatizado. Enquanto isso, coloque as gemas na peneira e deixe que elas escorram sozinhas, ficando na peneira só a pele que recobre a gema. Retire uma concha do leite (que já deve estar morno) para um recipiente, acrescente as gemas peneiradas e o amido de milho, misturando bem com um pequeno fouet para não empelotar e, só então, coloque essa parte do leite com as gemas e o amido de volta na panela. Por fim coloque o açúcar e leve ao fogo até formar um creme que começa a querer desprender-se do fundo da panela. 
Feito o creme, você deve retirar as cascas de limão, a baunilha e colocá-lo sobre o abacaxi. Leve à geladeira por pelo menos duas horas e sirva assim ou polvilhe açúcar cristal e use um maçarico para "queimar" esse açúcar. Rende 8 porções.




observações: 

-evite usar baunilha artificial, acredite, a diferença é enorme!

-resolvi deixar a minha fava de baunilha dessa vez, acho até que o visual ficou bacana e bem perfumado;

-guarde as claras na geladeira, elas duram 7 dias se estiverem bem separadas das gemas em pote hermético; em breve uma receita com as 4 claras que vão sobrar do leite creme! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário