segunda-feira, 9 de novembro de 2015

torta de palmito rápida sem glúten

Olá,

Hoje vim trazer uma receita super rápida, que fiz a olho e tentei reescrever em medidas caseiras, pra facilitar a vida. Das tortas sem glúten que já fiz, esta foi a que ficou mais cremosa e úmida, coisa que nem sempre é fácil conseguir com farinha de arroz e afins.

Ingredientes do recheio:

-1 colher de sopa de azeite
-1 cebola pequena em cubinhos
-1 vidro de palmito em cubinhos
-1 punhado de alho poró em fatias finas
-3 colheres de sopa de extrato ou passata de tomate
-1 colher de sopa de leite de coco
-1 pitada de curry
-sal e pimenta do reino quanto baste
-1 colher de sopa de azeite

Primeiro prepare o recheio. Refogue a cebola com azeite, junte o alho poró, o curry e em seguida os demais ingredientes. Se necessário, acrescente 30/40 ml de água para que não grude na panela e seu recheio fique cremoso. Deixe refogar por 10 minutos e desligue.

Ingredientes da massa:

-2 ovos
-2 colheres de sopa de óleo
-3/4 de xícara de leite (pode ser de soja ou de aveia)
-1/2 xícara de amido de milho
-1/2 xícara de farinha de arroz
-1 pitada de sal
-pimenta do reino quanto baste
-1 colher de sobremesa de fermento em pó

Em um recipiente bata os ovos, tempere com sal e pimenta. Acrescente o leite, o óleo, o amido e a farinha de arroz, batendo com um fouet para evitar que fique engrumado. Por último acrescente o fermento e misture bem. A massa deve ficar quase líquida, como um molho. Forre o fundo de uma forma de 26 cm de diâmetro com a massa, espalhe o recheio sobre ela, distribua o restante da massa sobre o recheio e finalize como desejar. Desta vez usei rodelas de tomate e cebola bem finas e salpiquei tomilho. Você pode finalizar com queijo de sua preferência ralado, gergelim, etc.

Não se esqueça de untar previamente a forma com manteiga e farinha de arroz ou farinha de fubá, pois a sua torta é sem glúten. Essa torta é uma ótima pedida para pique niques e pra levar de lanche para o trabalho.


Outra sugestão de recheio:

-200 g de queijo frescal em cubos
-meia cebola em cubinhos
-3 colheres de sopa de passata de tomate
-3 colheres de sopa de creme de leite
-salsinha, cebolinha, pimenta do reino e sal a gosto
-1 punhado de alho poró em fatias finas

Misture todos os ingredientes em um recipiente e use para rechear a torta. Este recheio não deve ser levado ao fogo, por causa do queijo. 



Esta é a torta feita com essa segunda dica de recheio, que fiz pra testar as quantidades da massa e está comprovado: é a melhor receita desse tipo de torta sem glúten até o momento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário