quarta-feira, 9 de março de 2016

cuscuz de tapioca com leite de coco caseiro

Um sábado desses eu levantei com vontade de bater perna lá na zona cerealista, então fui num empório daqueles que vende um milhão de coisas a granel, na rua Santa Rosa, e comprei tudo o que podia carregar. E voltei pela Rua 25 de março, num calor típico de verão às 13h, andando até o metrô São Bento, com a minha sacola tão cheia que ficava mais pesada a cada quarteirão, mas cheia de animação de cozinhar aquelas coisas todas. 
O caso é que lá encontrei a tapioca de bolinhas, que tanto tenho ouvido falar, as bolinhas que são menores que as do sagu e maiores que as de goma de tapioca. Elas não são muito comuns nos supermercados, ou pelo menos eu nunca vi. Ou tem sagu ou tem goma de tapioca. Mas enfim, aproveitei que eu tinha um coco seco descascado na geladeira e resolvi me aventurar. Achei a receita da Bela Gil, que eu adoro e, fiz umas pequenas modificações, claro, senão não era eu.  

Ingredientes:

- 500g de tapioca granulada
- 250g de coco seco descascado + água filtrada até completar 1 litro no liquidificador
- 1 xícara de açúcar orgânico
- melado de cana para decorar e servir

Coloque o coco em pedaços no liquidificador e complete com água fervente até a marquinha de 1 litro. Bata muito bem até o coco se desmanchar totalmente. Essa mistura vai ficar como se fosse leite de coco com coco ralado misturado. 
Em um recipiente, coloque a tapioca granulada e o açúcar, misture e, em seguida, acrescente o conteúdo do liquidificador ainda quente. Coloque em forma da sua preferência (passe a forma na água fria antes de colocar a tapioca - não precisa untar). Em seguida, tampe com um pano de prato molhado e deixe descansar até que todo o líquido seja absorvido. 
Quando estiver firme, desenforme e sirva em fatias com calda de melado de cana ou leite condensado. 



Essa é mais uma receita muito gostosa e com ingredientes bem brasileiros e saudáveis :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário