terça-feira, 29 de março de 2016

tofú assado picante da Carla

Olá,
Esse tofú era pra ser postado antes da páscoa, pois ele ficaria lindo fatiado e disposto num refratário comprido com um molho agridoce por cima. Seria uma ótima pedida para um cardápio festivo vegetariano. A Carla foi a inventora desse tofú que é super fácil e fica muito delicioso.

O resultado é uma casquinha picante por fora e sabor suave por dentro e a textura fica bem bacana. Principalmente se, assim como eu, normalmente você acha o tofú meio "aguado" (não sei se a palavra é bem essa). 

Bom, vamos à receita:

- 1 tofú inteiro
- 5 dentes de alho
- shoyu e azeite a gosto
- páprica picante ou pimenta (ou os dois) a gosto
- 1 colher de chá de gengibre ralado 
- cebolinha para decorar
- manteiga (opcional)

Faça uma mistura de shoyu, gengibre ralado, azeite, pimenta dedo de moça macerada ou páprica picante. Corte em lâminas ou esprema os dentes de alho e junte à marinada. Deixe o tofú de molho nessa marinada e vá virando para que ele pegue o sabor de todos os lados.

O shoyu e a pimenta vão depender de quanto salgado e quanto apimentado você vai querer o seu tofú.
O tofú é um alimento que demora para pegar gosto e ele vai ficar forte só na casquinha, lá no meio vai ficar bem suave. Então, nossa dica é, caprichar no tempero!

Levar ao forno em assadeira untada com azeite ou manteiga. Se o seu estiver com muito líquido da marinada, retire um pouco, coloque apenas um centímetro e reserve o restante para regar se necessário. Você pode acrescentar um pouco de manteiga também, na hora de ir pro forno, algo como uma colher de chá  (1ª foto).  

No forno, 40 minutos devem bastar para ele ficar pronto. 





nham, deu uma fome!

Nenhum comentário:

Postar um comentário