terça-feira, 14 de junho de 2016

arroz doce cremoso com suspiro

Um dia eu estava folheando um livro de receitas que alguém me mostrou e vi uma receita que se chamava "arroz doce à moda antiga". Dessa receita, a única coisa que me lembro e que me chamou muito a atenção, foi o fato de se colocar suspiro em cima do arroz doce e levar ao forno para dourar.
Acho que essa receita ficou na cabeça de certo modo e que outras influências como o arroz doce que minha tia Elsa fazia e o que costumo comer lá no indiano vegetariano Gopala, acabaram por resultar neste meu arroz doce. 

Vamos então à esta receita cremosa, perfumada e que pode ser servida quente ou fria, que eu chamo de "arroz doce cremoso com suspiro".

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de arroz agulhinha
- 2 sementes de cardamomo
- água suficiente para cozinhar o arroz (aprox 3 e 1/2 a 4 xícaras  de água)
- 2 gemas
- 2 claras
- 200 g de creme de leite leve (ou natas)
- leite a gosto (coloquei mais ou menos 200 ml)
- raspas de 1 limão siciliano pequeno
- 5 colheres de sopa de açúcar orgânico

Modo de fazer:

Coloque o arroz para cozinhar com água fria, sem lavar e com as sementes de cardamomo abertas para que as sementinhas de dentro saiam e perfumem o arroz. 
Enquanto isso, separe as gemas das claras e coloque as gemas sobre uma peneira para que escorram lentamente em um recipiente (fure a película das gemas para que elas escorram mais facilmente). Gemas passadas na peneira, misture a elas o creme de leite e reserve.
Quando o arroz estiver cozido, porém não com os grãos abertos, é hora de acrescentar a mistura de creme de leite e gemas e mais o açúcar. Misture bem em fogo baixo e na sequência acrescente o leite. O leite vai depender de quanto caldo você deseja no seu arroz doce. Mas eu creio que entre 150 a 200 ml ele vai ficar perfeito.
Deixe ferver mais 5 minutinhos em fogo muito baixo e desligue.
Coloque o arroz doce em cumbucas que possam ir ao forno. Ou numa travessa só, se preferir.
Bata as duas claras em neve com  uma pitada de sal marinho. Quando estiverem em ponto de neve, acrescente duas colheres de sopa de açúcar orgânico e bata até o ponto de suspiro. Misture as raspas de limão siciliano quase no final. Disponha sobre o arroz doce que você deixou esfriando nas cumbucas e leve ao forno médio até dourar (aproximadamente 20 minutos, depende do seu forno). 
Rendimento: 6 porções bem servidas. 

Obs: 
- eu prefiro sempre ovos orgânicos ou caipira (ovos de galinha feliz);
- também prefiro açúcar orgânico cristal;
- o leite eu prefiro do tipo A pasteurizado, aqueles de garrafinha ou saquinho;
- e nunca cozinho o arroz direto no leite, embora aquele cozinheiro Olivier faça assim e pareça dar super certo, acredito que é muito mais difícil conseguir acertar o ponto do cozimento do arroz ;) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário