quarta-feira, 22 de junho de 2016

como cuidar do seu kefir e o que fazer com ele

Muito bem, você ganhou um kefir. Um kefir é uma colônia de micro organismos, leveduras, que utilizamos para fermentar leite e fazer iogurtes, coalhadas e derivados. O kefir se alimenta da lactose do leite, resultando em um iogurte de ótima qualidade para nosso sistema digestório.
Há muitas instruções na internet sobre como cuidar dele, algumas muito simplificadas, outras muito complicadas, de modo que resolvi criar este tutorial do como eu cuido do meu kefir e o que costumo fazer com ele. 

1- Este é o kefir, ele lembra um pouco uma couve flor. A primeira coisa que você deve saber sobre ele é que nunca deve ser colocado em contato com metais. Dependendo da composição do metal, o kefir morre. Nesse caso, melhor sempre usar peneiras e colheres de plástico ou madeira.



2- Você ganhou o kefir e ele esteve no leite de alguém até ontem. Então, dentro de 3 a 4 dias no máximo, você deve colocá-lo no leite de novo, para que ele se alimente da lactose de novo (isto irá mantê-lo vivo). Prefira colocar no leite tipo A, pasteurizado, em temperatura ambiente. Deixe por dois dias, fora da geladeira, em recipiente semi-coberto, para que entre um pouco de ar. O resultado vai ser um iogurte bem cremoso.


3- Depois desses dois dias de fermentação, você deve coá-lo numa peneira grossa, de modo que o kefir fique separado do iogurte. Nesse momento você pode guardar o kefir na geladeira dentro de um pote bem fechado (foto 1) por até mais 4 dias. E o iogurte já pode ser consumido do modo como quiser.


4- Ou você pode colocar esse iogurte em um pano de algodão muito limpo (fervido e bem torcido) dessa forma: coloque o pano sobre a peneira, coloque o iogurte no pano, cubra com um prato e deixe descansar sobre um recipiente qualquer onde possa cair somente o soro do seu iogurte.


5- Um dia depois de escorrido, ele estará bem reduzido e é nesse momento que amarramos o pano com um barbante e o prendemos ao cabo da colher para que ele possa ser apoiado sobre o recipiente e escorrer por mais um dia ou dois.


6- O resultado será como um chancliche, só que um pouquinho mais azedo, delicioso pra passar no pão, torrada e afins. E você pode temperar com sal rosa, pimenta moída na hora, azeite, ou o que mais achar gostoso. Aqui na foto ele aparece do jeitinho que saiu do pano:


E agora, algumas formas bem gostosas de consumir. Exemplos:

Batido com morangos, mel e servido com banana e nibs de cacau.




No pudim de iogurte com coco (receitinha em breve!)



Observações:

-sempre guarde o seu kefir em geladeira por até 4 dias (fora do leite);

-se estiver ficando muito "gosmento" você pode lavá-lo com água mineral (ou sem cloro). Coloque-o na peneira e lave delicadamente. Porém, faça isso somente na hora em que for colocá-lo dentro do próximo leite. Se for guardar na geladeira, guarde com os resíduos do seu último iogurte mesmo, assim, ele vai tendo mais um pouco de alimento pra ir consumindo.


4 comentários:

  1. Oi, Karina! Sempre tive vontade de adquirir kefir, mas também fico com medo de não dar conta da produção de iogurte... Sabendo que ele pode ser guardado na geladeira por alguns dias ajuda bastante... Qual a quantidade de leite para o kefir? Sempre um litro? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Karen!
      Essa quantidade de kefir aí da foto dá pra fazer um litro de leite, mas se o seu estiver muito pequeno, você pode fazer meio litro e esperar que ele cresça.
      Ah, pelo que andei pesquisando, há quem diga até que ele pode ser congelado. Ainda não testei isso e então fiquei com medo de colocar. Mas parece que se você vai viajar por um tempo por exemplo, você pode congelá-lo!

      Excluir
    2. olá, pode ser congelado,eu tenho e já fiz isso sempre que vou de ferias,deixo bem lavadinho em copo de plástico,e depois para voltar a usar deixa descongelar, em ambiente,e só tem de colocar novamente o leite:)

      Excluir
    3. Ah, obrigada Lurdes! Um dia desses eu resolvi arriscar e achei que tinha morrido, mas não. Ele voltou ao normal depois de um dia em temperatura ambiente mesmo. Muito bom, assim, até se vc enjoar e quiser ficar sem fazer por um tempo, pode ser útil essa informação. :)

      Excluir