sexta-feira, 30 de setembro de 2016

salada morna de quinoa com cenoura, passas e alcaparras

Olá leitores :)

Agora sei que tenho leitores, ou ao menos visitantes, pois de um tempo pra cá, descobri que tem como ver as estatísticas de visitas dia a dia, aqui no blog. Sério, eu fiquei todos esses anos na ignorância.

Muitas coisas aconteceram de um mês pra cá, um mês para ter um momento sabático é bem pouco, já posso adiantar que ainda não concluí muitas coisas, nem pensamentos, nem pendências que eu tinha pra resolver. Mas estou caminhando. É difícil organizar o tempo viu, não é nada fácil.

Uma coisa é certa, estou muito feliz porque estou fazendo o meu TCC sobre gastronomia sustentável com utilização de alimentos pouco convencionais e PANC. Uma colega me procurou querendo fazer sobre gastronomia sustentável e depois chegou mais outra colega interessada em receitas sem lactose e eu aqui louca pra inserir as PANC. E então já entregamos nosso pré-projeto, que foi aprovado. 

Ah, nesse meio tempo eu também fiz a oficina de PANC da Neide Rigo que eu estava louca pra fazer à séculos e não conseguia por causa do meu trabalho (um emprego pode restringir bastante a vida do estudante). Eu simplesmente amei essa oficina e voltei cheia de plantas numa sacola, uma mãe de Kombucha, que eu também acabei de descobrir o que é, e um teco do levain da Neide, que quase levei ao falecimento esta semana. 

Algumas mudas pegaram muito bem, agora tenho bertalha coração, jambú, ora-pro-nóbis, capuchinha e manjericão anis. ♥

E assim sigo caminhando, esta semana estamos em provas, amanhã tem bolo pra entregar e por aí vou, entre panelas, louça suja, kombucha, café, latidos de cachorros e livros. 

E agora, uma receitinha de salada de quinoa diferente e super fácil.

Ingredientes:

- 1 xícara de quinoa em grão
- meia cebola picada
- 1 cenoura pequena ralada
- ½ xícara de alcaparras 
- ½ xícara de passas fervidas e escorridas 
- gotas de limão, vinagre balsâmico, azeite, sal marinho e pimenta, o quanto baste 

Em uma peneira, lave a quinoa e coloque-a pra cozinhar em água fervente com um pouco de sal por exatos 18 minutos, aqui é bom você usar um timer. Escorra, passe água fria filtrada e reserve.
Ferva por 1 minuto as uvas passas e escorra bem, descarte essa água e reserve.
Refogue rapidamente a cebola picada e a cenoura com uma colher de chá de azeite, para que murchem e fiquem mais suaves. 
Em uma tigela coloque a quinoa, as passas, as alcaparras, a cenoura e cebola refogadas e tempere com gotas de limão siciliano, gotas de vinagre balsâmico, azeite, sal marinho (ou sal rosa do himalaia) e pimenta do reino moída na hora. Fica uma delícia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário