sábado, 17 de dezembro de 2016

tofú com espinafre, shitake e gengibre

Tofu não necessariamente deve ser sem graça. É um alimento muito rico em cálcio e muito versátil, pode ser usado para vários pratos vegetarianos de maneiras bem interessantes. 
Essa receita é bem fácil e foi o jeito mais gostoso que eu já fiz o tofu. E o melhor, aqui perto de casa, tem umas mercearias japonesas que vendem tofu artesanal, inclusive tem um, que diz no rótulo, ser feito a partir de soja não transgênica. E eu acredito e fico feliz de encontrá-lo. :) 

Ingredientes:

- 1 maço de espinafre cozido e escorrido 
- 6 cogumelos shitake frescos
- 1 tofu pequeno (aproximadamente 150g)
- 1 cebola pequena em cubinhos
- 10 tomatinhos sweet grape
- gengibre ralado à gosto (eu usei aproximadamente 1 colher de café de gengibre ralado) 
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 colher de sopa de óleo de gergelim
-  colheres de sopa de shoyu
- cebolinha à gosto
- pimenta do reino moída à gosto
- sal à gosto

Primeiro você lava e retira o excesso de talos do espinafre. Eu gosto de tirar só os que são muito grossos, os demais eu mantenho. É importante cozinhar o espinafre em água e sal e descartar a água do cozimento, já que o espinafre é rico em ácido oxálico. 
Em seguida, coloque a cebola para refogar com o azeite de oliva, na sequência acrescente os cogumelos e assim que estiverem macios, retire alguns para decoração. Junte o óleo de gergelim, o tofu em cubos, o espinafre e vá temperando com os demais ingredientes (exceto os tomatinhos). Coloque num refratário, decore com os tomatinhos partidos ao meio e com os cogumelos que reservou para decoração.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário